Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 28 de Março de 2013 às 08:55

    Imprimir


Integrantes do Movimento do Sem Terra (MST) participaram na manhã desta quarta-feira de uma reunião com a Câmara Municipal de Vereadores para apresentar a pauta de reivindicação. Participaram da reunião, representantes dos assentamentos Antônio Conselheiro e Che Guevara.


Um dos membros da coordenação do MST, Vanderlei Escarabeli, afirma que na semana de mobilização, mesmo com o trancamento da rodovia [MT 358] suspendido, a partir do compromisso do governo federal em ajudar a resolver os problemas de Mato Grosso, a luta continua.


De acordo com ele, pelo fato da Câmara Municipal ocupar o espaço do 5º maior município de importância econômica populacional do Estado [Tangará da Serra] pode desempenhar um papel muito importante para ajudar a resolver os problemas. “Problemas estes relacionados ao sofrimento que as famílias passam no assentamento com moradia, estradas, escolas e transporte para os alunos”, diz.


Ao mesmo tempo, ressalta o membro do MST, buscar apoio para assentar famílias na Ernesto Che Guevara, em especial o latifúndio denominado Sul da Mata, que tem mais de 27 mil equitares. “O INCRA já está fazendo o processo de vistoria, mas precisa de agilidade para garantir o assentamento das famílias”, fala.


Os acampados solicitam ainda apoio junto ao INCRA para viabilizar alimentação a famílias que está há um ano no assentamento e não recebem cesta básica. “Estamos mobilizando o Incra e a Prefeitura vai enviar o transporte para Rondonópolis, onde fica a Conab. A comida será buscada no assentamento no dia 16 de abril. Todas as famílias do assentamento por favor, coloque alimentação nas escolas, doando um pouco do que é produzido”, afirma.


Houve comprometimento de acordo com o coordenador, de enviar uma carta apoiando a realização de novos assentamentos no município, um documento apoiando a construção de um Instituto Técnico Federal e a viabilização de uma agroindústria de leite, para produção de renda. “Continuaremos debatendo as questões agrárias. Não é bonito ficar no sol atrapalhando o tráfego das pessoas, mas o Incra não conseguiu resolver os pequenos problemas”, diz.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/18354/visualizar/