Cirurgia da mão é a nova especialidade oferecida pelo Hospital Santa Rosa
A cirurgia da mão engloba todo o membro superior, o que implica em tratar afecções que possam acometer estruturas que o constituem como osso, articulações, ligamentos, tendões, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos.
A mão é um órgão sensitivo-motor que possui 37 articulações interligadas como engrenagens de um relógio, que apesar de pequenas, são fortes e precisas. Além dos componentes ósseos e cartilaginosos, a mão é provida de inúmeros ligamentos, músculos, nervos e tendões que também estão sujeitos a traumas graves e diversos tipos de doenças.
O conhecimento minucioso da anatomia e do funcionamento de todas estas estruturas é necessário para o diagnóstico e tratamento das lesões.
Segundo o ortopedista e traumatologista em cirurgia de mão e microcirurgia do Hospital Santa Rosa, Dr. André A. L. Lourenço, para realizar uma microcirurgia são utilizados métodos de magnificação como o uso de lupas ou microscópios e instrumentais especiais. “É necessário ser desta maneira para melhor manipular as pequenas estruturas como vasos e nervos”, concluiu o médico.
No Brasil esta especialidade médica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1982. Para se tornar um especialista em mãos é necessário realizar, após residência médica em Ortopedia ou Cirurgia Plástica, mais dois anos de estudos em todas as áreas médicas e cirúrgicas que envolvem os membros superiores, seguida de uma prova teórico-prática, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.
Há aproximadamente cinco meses o Hospital Santa Rosa está contando com esta nova especialidade pouco oferecida e conhecida no estado de Mato Grosso.
Comentários