Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 05 de Agosto de 2013 às 15:55
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, abriu nesta segunda-feira (05.08), a aula inaugural do primeiro Curso Técnico de Explosivista da Polícia Militar.  A capacitação vai formar profissionais para atuar em incidentes envolvendo bombas e explosivos. O curso conta com a participação de 12 policiais de elite dos estados de Mato Grosso, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

 
 
O curso, que tem a duração de 278 horas/aula, será realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Cuiabá. A capacitação será coordenada pelo capitão PM Fabiano Pessoa, que integra o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e terá a colaboração do soldado PM Valdivino Dias Marques Neto, do Esquadrão de Bombas da Polícia Militar de Goías.

 
 
“O potencial ofensivo dos artefatos explosivos e o elevado grau de risco no atendimento desse tipo de incidente, torna a atividade de altíssima periculosidade para os técnicos explosivistas que carregam a responsabilidade de proteger os cidadãos e a sua vida, sendo que para eles, errar não é opção”, disse o capitão PM Fabiano.

 
 
De acordo com o secretário Alexandre Bustamante dos Santos, Mato Grosso registrou, neste ano, 154 ocorrências envolvendo artefatos explosivos, sendo que 19 incidentes aconteceram durante explosões de caixas eletrônicos. Segundo Bustamante, o Estado vem se preparando para enfrentar esse tipo de crime. “Esse ano a secretaria adquiriu, por meio de convênio com o Ministério da Justiça, mais de R$ 2 milhões em equipamentos específicos para ações de pronta resposta especializada a ataques envolvendo artefatos explosivos,  além promover capacitações como o treinamento de primeira resposta para todos os comandos regionais, capacitação para peritos em local de explosão e o curso de primeira resposta a incidentes com bombas, explosivos e ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares”, disse.

 
 
Outro objetivo é utilizar a estrutura que está sendo formada para destruir pistas clandestinas em Mato Grosso utilizadas por traficantes para entregar drogas no Brasil. “Vamos começar a fazer um mapeamento das pistas clandestinas utilizadas para prática do crime de narcotráfico e vamos começar a detoná-las”, concluiu o secretário.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/11584/visualizar/