Após passar por 4 consultas, bebê morre; Prefeitura investiga Criança de 2 meses faleceu no domingo depois de ser atendida em Unidades de Pronto Atendimento
Um bebe do sexo masculino de 2 meses faleceu no último domingo (28) após dois dias de tratamento contra sintomas gripais, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá). A Prefeitura vai apurar as circunstâncias da morte.
De acordo com o prontuario médico, o bebê passou por quatro atendimentos em diferentes Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município ao longo do final de semana. O primeiro ocorreu na sexta-feira (27), quando ele apresentava um quadro de rouquidão. Após o diagnóstico de sintomas gripais, ele foi medicado e liberado.
Contudo, o menino retornou à UPA no sábado (28) em duas ocasiões. A primeira foi por volta das 18h30, quando a mãe relatou dor de garganta, tosse e dificuldade respiratória. Após a realização do atendimento médico, a criança foi liberada.
A segunda consulta realizada no sábado ocorreu por volta das 20h45. De acordo com a mãe, a criança apesentava tosse e dor de garaganta. Sem o registro de dificuldades respiratórias, um raio-X foi solicitado costatando que o pulmão estava limpo, porém havia uma leve discrepância no coração.
Na manhã de domingo, o bebê passou por uma nova consulta e, após passar pela triagem da UPA, foi encaminhado à emergência com uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica se mobilizou para a realização de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar por cerca de uma hora, porém o bebê não resistiu.
Em nota, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso afirmou que será aberta uma sindicância para a investigação do óbito.
Ainda de acordo com a Secretaria, foi realizado a coleta de material que será encaminhado para o laboratório Fiocruz para a identificação e análise de patologias ou doenças que podem ter ocasionado o óbito da criança.
Comentários