Varejo é o setor mais otimista, aponta pesquisa da Boa Vista Pesquisa analisou nível de confiança dos empresários, no que se refere à atual situação econômica no Brasil
Setor que desempenha um papel fundamental para a economia brasileira, o varejo é o mais otimista dos setores, no que se refere à confiança dos empresários, em relação à situação econômica do país em 2023. É o que aponta uma pesquisa da Boa Vista, divulgada neste mês, para medir o nível de confiança dos empresários dos setores mais relevantes do mercado.
De acordo com o indicador, 36% dos varejistas entrevistados estão otimistas para a diminuição do endividamento e 32% acreditam na queda da inadimplência. O setor, responsável por gerar grandes quantidades de impostos para o país, também pretende investir em novos projetos (54% dos entrevistados) e estão abertos para contratar crédito (71%).
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, afirma que a pesquisa reforça que os empresários do segmento varejista são um dos mais comprometidos com a economia brasileira, essenciais para o crescimento econômico e para o desenvolvimento social do país.
“O setor de varejo emprega milhões de trabalhadores em todo o país, o que ajuda a impulsionar a economia. Além disso, contribui para aumentar a competitividade econômica do Brasil, ajudando a estimular a inovação e a criar novas oportunidades de emprego”, destaca.
Segundo Jonas, o setor também é um dos grandes incentivadores para o desenvolvimento da infraestrutura e dos serviços públicos, pois gera milhões em impostos. "Com a arrecadação dos impostos, o setor auxilia na manutenção de serviços públicos importantes, como educação, saúde e infraestrutura", reforça o presidente da Facmat.
E completa: "Por isso, a importância das entidades de classe, que representam e defendem os interesses dos empresários desse segmento, e podem discutir temas fundamentais, como a Reforma Tributária, a criação de um ambiente de negócios favorável, assim como leis, regulamentos e políticas que afetam o setor”, salienta Jonas, lembrando que a entidade também representa os interesses dos empresários junto ao governo, aos órgãos reguladores, aos parceiros comerciais e ao público em geral.
Outros Setores
A pesquisa da Boa Vista também ouviu os empresários dos setores da indústria e serviços. Estes estão menos confiantes em relação ao cenário econômico 2023, no que se refere à inadimplência.
Na indústria, 52% dos entrevistados acreditam na estabilidade da inadimplência e cenário parecido com o do ano passado. Já no setor de serviços, 37% dos empresários esperam a diminuição da inadimplência, mas aguardam pelo aumento do faturamento (46%).
Os setores também pretendem realizar novos investimentos ao longo desse ano, contribuindo positivamente para a economia.
Comentários