Padrões de beleza: as grades da mulher moderna Beleza, em seu contexto mais puro, é algo que edifica e que leva as coisas do alto
Desde os primórdios da história é natural do ser humano selecionar e classificar, bom e mau, certo e errado, feio e bonito. Entretanto, a cada dia, a noção de beleza vem sendo deturpada.
Precisamos entender que beleza, em seu contexto mais puro, é algo que edifica e que leva as coisas do alto, aproxima da perfeição divina, nos acalma o coração e que deve funcionar numa tríade transcendental: Beleza - Bondade – Verdade.
Quando a relativizamos e a separamos dessa tríade tiramos sua essência maior e a utilizamos para escravizar, ela se torna correntes que por anos e anos no decorrer da história prendem mulheres a padrões de belezas irreais a serem buscados e seguidos como meios de aceitação social e, erroneamente, confundidos com a própria valorização do ser mulher.
Então prefiro falar de beleza na sua forma sutil. Da beleza que representa, que aproxima, que tem significado e conteúdo, que conecta ao interior, a beleza que fala por si.
Quando digo que devemos nos aproximar do bom, do belo e da verdade diariamente, fica claro que precisamos enxergar as mãos de Deus no mundo e nos alegrar com todo amor que ele nos despende em forma de pessoas, na natureza, acontecimentos, livramentos, oportunidades.
Mas falo também sobre nos aproximarmos de Deus, nos assemelharmos a Ele como filhos que somos. Quanto a bondade e a verdade, não temos tanta dificuldade em almejar melhorar em nossa vida, mas a beleza ainda fica embaçada nas lentes humanas em frases como: “isso é busca por vaidade”, “o que vale é a beleza interior”, “basta apenas um coração belo” como se para ter um coração belo precisasse abster-se da beleza física externalizada.
Definitivamente, a beleza não é excludente, uma alma bonita pode estar contida num invólucro cuidado com carinho. Digo que o belo e o tornar-se sua melhor versão não deve ser vazio, mas transparecer o que seu coração demonstra e se tornar um presente para quem convive com você.
Juntos, a bondade, a verdade e a beleza, na justa medida para unificar o ser, ou como diz Hans Urs von Balthasar em Gli aspetti estetici della Rivelazione (1975), “a beleza faz senão coroar, qual auréola de esplendor inefável, o dúplice astro da verdade e do bem e a sua relação indissolúvel”.
Diferente da beleza como virtude que é algo perene, padrões mudam a cada geração e cada vez mais rápido com a evolução das mídias sociais, filtros e indústria da beleza. Todo excesso funciona como um ladrão que rouba anos de vida junto com a autoestima enquanto lutamos para nos encaixar.
Conhecimento liberta! Ter plena consciência que beleza, em sua pura premissa, dista e muito dessa gaiola que são os padrões de beleza de massificação de corpos e faces, já é um imenso passo para a liberdade.
O próximo passo é ter coragem. Coragem de viver sua plenitude em qualquer fase da vida, de não ceder apenas por pressões sociais, de não julgar quem ainda vive preso, de apoiar quem busca melhorar pontos que refletem na autoestima, de entender que buscar a naturalidade sem exageros, é um meio seguro de socorrer quem ainda cai nessa grande armadilha que nos engole.
Como médica dermatologista, defendo procedimentos que trazem à tona a real beleza. Priorizo o refinamento da melhor versão pessoal como quem lapida um diamante. E em dias de exageros, padronização, filtro e inteligência artificial criando imagens irreais e inalcançáveis, tenho orgulho em ser parte de um seleto grupo que ainda é a resistência e definiu como prioridade sustentar a beleza da mulher real para que nossas pacientes olhem no espelho e se reconheçam na sua própria essência.
Agora, como mulher, meu discurso segue coerente, e todas nós somos chamadas a ser voz e atitude frente a esse enjaulamento da mulher.
Tenha a coragem de ser você, mas na sua melhor possibilidade de ser, com ou sem procedimentos. Que reflitamos no exterior toda luz e tudo que temos de mais lindo na nossa alma feminina, sem comparações, sem obrigações, apenas pelo valor do autocuidado e amor.
Aline Monçale é médica dermatologista.
Comentários