O sucesso da Copa em Cuiabá
Resultado positivo contraria o pessimismo de que tudo seria um caos
Desde que a capital mato-grossense foi escolhida como uma das 12 cidades-sedes do mundial, não nos pouparam críticas. No entanto, encerrada a nossa participação depois de quatro jogos da primeira fase, o saldo positivo é incontestável.
A Copa do Mundo em Cuiabá foi um sucesso!
Desde que foram abertos os portões da Arena Pantanal a presença de um grande público foi constante. Somando os jogos nacionais com os realizados pela Copa do Mundo, foram mais de 190 mil espectadores.
O “jogo que ninguém queria ver, Bósnia x Nigéria”, superou as expectativas de público, com 40.500 (quarenta mil e quinhentos) torcedores.
Segundo o Portal UOL, a Arena Pantanal foi eleita o melhor estádio em acesso, segurança, atendimento, alimentação e conforto.
Recebemos no novo estádio dezenas de autoridades mundiais que vieram prestigiar seus times.
Destaco aqui as presenças da presidente do Chile, Michelle Bachelet; do vice-premiê da Federação da Rússia, Arkady Dvorkovich; da embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas; do embaixador e da embaixatriz do Japão, Kunio Umeda; e Keiko Umeda, entre tantos outros.
Isso sem falar nas celebridades mundiais que nos prestigiaram, como a cantora Shakira e seu marido, o jogador Piqué.
Até o 13° dia da maior festa de futebol do mundo, a Fifa Fan Fest de Cuiabá já havia reunido aproximadamente 188 mil torcedores.
A expectativa é de que esse número chegue a 400 mil até o final da festa em 13 de julho.
Segundo o Governo do Estado, cerca de 100 mil turistas visitaram a capital para acompanhar os jogos do Mundial.
Um levantamento feito pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Cuiabá apontou que parte do setor registrou um aumento de até 400% no faturamento somente no mês de junho.
Além disso, para o sindicato, a expectativa maior, principalmente do setor hoteleiro, é do crescimento do número de turista no período 'pós-Copa, já que Mato Grosso teve grande exposição internacional.
O sucesso da Copa do Mundo em Cuiabá e em todo o Brasil contraria as previsões pessimistas de que tudo seria um caos!
O que vimos até agora foi a festa e o patriotismo dos 32 países participantes com seus hinos entoados e suas bandeiras e cores levantadas com orgulho! Um patriotismo civilizado e uma convivência tranquila.
As previsões de que nossos aeroportos não funcionariam, de que não haveria onde os turistas se hospedarem ou como se locomoverem foram frustradas! No que diz respeito a Cuiabá, existem sim obras inacabadas, mas terão que ser concluídas.
É o caso das obras do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, que não ficou pronto a tempo para o mundial, mas a previsão do governo estadual é de que em 2015 esteja operando em um percurso de 22 quilômetros pelas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.
Por último, eu gostaria de fazer uma homenagem ao grande responsável por trazer esta Copa do Mundo para Mato Grosso, o senador Blairo Maggi!
Sem ele, esse sonho não teria se tornado realidade. Ainda como governador, ele acreditou e buscou meios para viabilizar Cuiabá como cidade-sede da grande festa do futebol mundial.
Obrigado, Blairo!
Obrigado, Cuiabá!
Viva a Copa!
Comentários (1) Faça um comentário