Terceirização de serviços no condomínio vale a pena?
A terceirização em condomínios é um assunto que divide opiniões. Há muitos que afirmam que terceirizar é sinônimo de ter um serviço ruim, já que as empresas prestadoras de serviços pagam o piso salarial, muitas vezes um valor menor do que se pagaria se o colaborador fosse registrado pelo próprio condomínio. Por outro lado, muitos veem a terceirização como uma forma de se ter serviços acessíveis sem se preocupar com a burocracia trabalhista.
Normalmente o condomínio que opta pela terceirização dos serviços passou muitos anos contando com funcionários efetivamente contratados e fica seduzido pela proposta da empresa prestadora de serviços, que apresenta a garantia de gerir os funcionários, ou seja, cuidar da rotina trabalhista e providenciar a contratação de novos trabalhadores, quando necessário.
Outra vantagem oferecida é a rotatividade de postos como porteiros e vigilantes, benéfica principalmente aos condomínios de alto padrão. É consenso entre especialistas em segurança que se o trabalhador estiver ligado a algum grupo criminoso, irá passar informações das rotinas dos moradores, ajudando assim a planejar crimes como seqüestros e assaltos. Desta forma, se o condomínio não mantém um quadro fixo de colaboradores, as chances de vazarem informações são reduzidas.
Porém, se todos os funcionários forem terceirizados, a qualidade dos serviços prestados pode ficar abaixo das expectativas, já que um colaborador que conhece toda da estrutura do condomínio, assim como seus moradores, pode identificar com maior rapidez a origem de um problema e buscar a solução. Assim, minha sugestão é terceirizar portaria e limpeza e ter um zelador como funcionário (solicitar à prestadora de serviço que mantenha o zelador como empregado fixo do condomínio).
Valorização
O condomínio deve, ao contratar uma empresa prestadora de serviços, considerar em primeiro lugar a qualidade dos serviços prestados e não somente o preço cobrado pela mesma. De nada adianta ter redução na taxa do condomínio se os espaços comuns ficarem sujos e mal-conservados e a segurança deixar a desejar. O imóvel pode se desvalorizar dependendo do estado das outras áreas do condomínio, como playground, garagens e piscina.
O síndico ou o responsável pela administração pode também consultar outros condomínios a respeito da idoneidade e eficácia da empresa candidata a fornecedora de funcionários. Quanto melhores as indicações, maiores as chances de ter uma gestão tranqüila.
Fiscalizar é primordial
Um dos trabalhos do síndico será fiscalizar a empresa contratada, se está pagando o salário e os demais direitos trabalhistas em dia, e se tem cumprido a convenção coletiva de trabalho da categoria. Pois se não estiver, o condomínio poderá ser responsabilizado solidariamente e poderá desembolsar a quantia devida pela empresa terceirizadora, acrescida de encargos.
Ainda assim, há casos de falsificação das guias de recolhimento, que é o documento usado pelas empresas para comprovar que estão pagando suas responsabilidades em dia. Por isso, a escolha da empresa para terceirizar os serviços do condomínio deve ser muito bem feita, analisando não apenas o melhor preço mas principalmente a idoneidade da empresa.
* Lincoln Cesar do Amaral Filho é diretor da Superlógica e do portal LicitaMais (www.licitamais.com.br) e especialista em condomínios.
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