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Opinião
Sexta - 15 de Abril de 2011 às 16:40
Por: Padre Luizinho

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Nesta semana, tudo celebra o Mistério da Salvação. “Ele tomou sobre si as nossas dores. Seu sangue derramou para nos resgatar das trevas e por suas chagas fomos sarados” (Isaías, 53 – O Servo sofredor). Quando celebramos a liturgia e, de forma especial nesta semana, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, não estamos recordando como num álbum de fotos ou num filme de gravações de memórias passadas.

A espiritualidade das celebrações litúrgicas atualiza em nossa vida o Mistério que estamos celebrando, ou seja, estamos vivendo e recebendo as graças eficazes do que estamos celebrando. Por isso, celebrar a liturgia não é fazer uma simples memória, mas trazer para nossa vida, atualizar, tornar novo aquilo que nos trouxe Jesus Cristo, seus gestos, palavras e principalmente o amor que o levou a morrer por nós na cruz. (Cf. Jo 3,16) Quem garante tudo isso é o Espírito Santo e esta é a intenção verdadeira da Igreja ao celebrar os mistérios de Cristo por sucessão apostólica. Isso quer dizer que recebemos de Cristo e dos apóstolos.

A Santa Missa é a maior oração que podemos fazer, pois é a atualização da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Após a comunhão, mesmo com a Igreja lotada, reze e contemple. O Mistério encherá seu coração. É a Eucaristia, que o sacerdote consagrou repetindo as palavras de Jesus na última ceia com os seus discípulos. Neste momento, seu coração triste e saudoso será preenchido pela presença amorosa de Cristo, que derrama seu sangue precioso. Ali você viverá a realidade do amor de Deus, que o resgatará daquele momento de tristeza e saudade. Sua mão ensanguentada o tocará.

Hoje quero convidar você a rezar e a viver a liturgia desta Semana, clamando pelas mãos ensanguentadas de Jesus, suas santas chagas, e experimentar a ressurreição e a salvação. É importantíssimo participar das funções litúrgicas na sua paróquia e renovar sua fé e seu batismo junto com a sua comunidade. Por isso, procure saber os horários de cada celebração.

O Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor abre solenemente a Semana Santa. No século IV, já encontramos em Jerusalém notícias sobre uma celebração que procurava recordar o mais exatamente possível a entrada histórica de Jesus de Nazaré na cidade. Cristo, que é saudado como Messias e Rei,
entra voluntariamente para sua Paixão. A liturgia das palmas antecipa neste domingo, chamado de páscoa florida, o triunfo da ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo, o Senhor.

O Tríduo Pascal      
O Tríduo Pascal é a maior celebração das comunidades cristãs. A Páscoa é o centro do ano litúrgico, fonte que alimenta a nossa vida de fé. Celebrar o Tríduo Pascal da paixão e ressurreição do Senhor é celebrar a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus que o Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a nossa morte, e ressuscitando, renovou a vida.
No final do século IV, encontramos já organizado um tríduo pascal, que Santo Agostinho recomendava vivamente a seus fiéis. Formavam, em princípio, o tríduo: a sexta-feira, o sábado e o domingo. É no século VII que o tríduo se inicia com a “Ceia do Senhor” na tarde da quinta-feira, com o que fica ele constituído pela quinta-feira, pela sexta-feira e pelo sábado – aí incluída a vigília pascal. As três datas formam uma unidade: a celebração do mistério pascal.

A Quinta-feira Santa
O Senhor celebrara com os seus a última ceia no contexto da páscoa judaica: a comemoração da passagem de Israel pelo Mar Vermelho. Nesse dia, Cristo inaugura a nova Páscoa, a da aliança nova e eterna, a de seu pão compartilhado e seu sangue derramado, a de seu amor levado ao extremo e do mandato do amor para nós, a de sua passagem pela morte à ressurreição, a Páscoa que devemos celebrar em sua comemoração. Eucaristia, sacerdócio, mandato do amor e nova Páscoa do Senhor são o conteúdo preciso da missa da Ceia do Senhor. O transporte das formas (hóstias) consagradas à urna para a comunhão da sexta-feira inicia-se no século XIII. O “monumento” (local físico) é elemento acidental e só encontra sentido em vinculação com o mistério celebrado: agradecimento ao amor de Cristo e oração-reflexão do mistério pascal.

A Sexta-feira Santa
Como vem acontecendo há muito tempo, hoje não se celebra a missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor: o mistério que é celebrado é uma cruz dolorosa e sangrenta, mas ao mesmo tempo vitoriosa e resplandecente. Trata-se de morte, a de Cristo, real e tremenda, mas é passagem para uma vida ressuscitada e eterna. O amor de Deus, que é vida, terá mais poder do que o pecado do homem, que é morte. A celebração incorpora-nos à redenção de Cristo e a seu mistério de salvação universal: pela morte, à vida.

A Vigília Pascal
Contamos com documentos do início do século III, que apresentam alguns elementos desta celebração, tais como: jejum, oração, eucaristia – e até batismo, com a bênção da “fonte batismal”. Vão-se acrescentando depois novos elementos: o canto do Exulte, que se vê documentado no século IV e a bênção do círio pascal, no século V. Pouco a pouco, foi-se enriquecendo esta última, que deve ser “a celebração das celebrações” para o cristão, e a que Santo Agostinho denominava “Mãe de todas as vigílias”. Assim ouvimos com alegria: “Cristo ressuscitou, verdadeiramente, dos mortos”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida, e o Autor da vida se levanta triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate histórico de Jesus com os fariseus e todas aquelas pessoas que não acolheram o Reino de Deus. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição!


*Padre Luizinho é sacerdote da comunidade Canção Nova e formador na Casa de Missão em Lavrinhas (SP).
 



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