Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Segunda - 15 de Agosto de 2011 às 21:02
Por: Urandi Junior

    Imprimir


Desde que a internet adquiriu proporções globais, vivenciamos uma mudança cultural complexa e revolucionária em nosso cotidiano. Em todas as esferas de nossa vida, a tecnologia e a informação passaram a ser fator fundamental em relações pessoais/profissionais e se tornou um recurso valioso nas empresas e na economia em geral. Tais mudanças, repentinas pra uns, comuns para outros, forçou o surgimento de novas profissões e funções nas empresas e no mercado em geral.

A demanda por profissionais capazes de tratar essas informações e fazerem delas vantagens competitivas para seus proprietários aumentou significativamente, e ferramentas que ao primeiro olhar parecem banais (cito Google, Facebook, MSN...), e que na verdade são frutos de muito trabalho e desenvolvimento de seus criadores, hoje são mais do que ferramentas, são fatores sociais vinculados diretamente a nossa forma de se relacionar com o mundo.

Paralelamente a isso, a profissão de Analista de Sistemas evolui de maneira rápida para acompanhar essa demanda. Hoje, o profissional da área necessita além das características inerentes como raciocínio lógico, criatividade e paciência, interagir diretamente com o seu meio, entendendo a necessidade real da organização e a aplicabilidade total do sistema ou solução a ser desenvolvida. Aliás, desenvolver soluções se tornou a grande chave do sucesso para a profissão, tendo em vista que hoje em dia, em um mercado cada vez mais acirrado, o tempo é cada vez mais escasso. Profissionais que desenvolvem soluções, rapidamente são reconhecidos e crescem na carreira, obtendo reconhecimento de suas empresas e do mercado.

Mais do que soluções, sistemas e ferramentas, o Analista de hoje é um detentor direto do bem mais precioso das organizações: as informações. Gerenciar o fluxo e o bom uso deste bem requer muita ética e profissionalismo. Constantemente são relatados casos na mídia de vazamento de informações, roubo de senhas, espionagem industrial e essa é uma realidade que a profissão convive diariamente. Ou seja, além de todas as atribuições da profissão, o analista deve conviver com ameaças constantes sobre suas criações e responsabilidades, o que aumenta a necessidade de atualização e estudo constante, a fim de aprimorar os conhecimentos e estar sempre à frente destes acontecimentos.

Administrador de Banco de Dados, Analista de soluções, Consultor em T.I., etc. O leque de opções para a profissão é tão extenso quanto o crescimento na área. As possibilidades para bons profissionais surgem diariamente e a demanda só aumenta com a inserção da tecnologia em novos meios e contextos. Cabe ao analista de hoje, e ao futuro analista, estar sempre “conectado” a esta evolução, tornando-se um “inventor” de soluções que agiliza processos e facilita o dia-a-dia dos usuários, agindo sempre com ética e prezando pela segurança das informações tratadas.

Nesse dia, o Dia do Analista de Sistemas, comemoramos junto com nossos acadêmicos o fato de possibilitar à nossa região a formação acadêmica na área através de nosso Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, possibilitando aos nossos discentes, disciplinas e conteúdos coerentes com essa realidade acima citada, prezando pela formação técnica e principalmente ética dos novos analistas diplomados.

Em nome de todos os professores, discentes e funcionários da FAIS, parabenizo os analistas pelo seu dia, profissionais que trabalham com o bem mais precioso de uma organização : a informação.

"Aquele que organiza e desenvolve processos informacionais em redes de computadores".  Redação Brasil Profissões

* Urandi Junior é coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Sorriso (FAIS), graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Pós Graduado em Docência para o Ensino Superior e MBA em Gestão Executiva de Negócios.

Também exerce a função de professor e orientador de TCC do Departamento de Administração da FAIS e atua profissionalmente como Administrador e Consultor de Empresas na área de Tecnologia da Informação há 10 anos.
 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/430/visualizar/