Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Segunda - 30 de Janeiro de 2012 às 08:59
Por: Wilson Carlos Fuá

    Imprimir


A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada no Brasil em 1950, quando um cuiabano era o Presidente da República, e este cumpriu com todas as obrigações, dentre elas, a construção do Maracanã, não houve nenhuma denúncia de desvio de recursos públicos e foi um  político honrado, e morreu para a vida, mas ficou eternizado com a profissão e o brilho de ser    Presidente da República Federativa do Brasil e glorificado com insígnia  da patente de Marechal,  Eurico Gaspar Dutra o cuiabano que brilhou na única Copa do Mundo realizada no Brasil.   

Agora vários políticos tipo Mequetrefes, vão estar por aí, dando opinião em tudo, sendo fiscal de obras (sem ser engenheiro),  se intitulando o pai da Copa, e muitos estarão torcendo contra e ainda achando que Cuiabá não tem estrutura para realizar a Copa. 

Para que Cuiabá venha a participar  outra vez de uma Copa do Mundo, pode demorar 50 anos, correndo o risco de não ser escolhida novamente. É importante dizer a esses Políticos Mequetrefes, que nenhum estado do país está preparado para a Copa do Mundo, senão vejamos: São Paulo a cidade mais desenvolvida e maior potência econômica do país, em seu aeroporto faz-se filas para ir aos banheiros, filas para pegar táxi, o trânsito de São Paulo está entre  os piores do mundo,  com congestionamentos quilométricos  e perde-se horas em pequenos deslocamentos, o estádio “Itaquerão” onde será realizada a abertura da Copa do Mundo de 2014, ainda não  construiu  nem 20% da sua construção.

Aos  Políticos Mequetrefes,  terão que usar a inteligência, procurando ver a Copa do Mundo como a grande celebração dos povos, a Copa não deve ser vista apenas pelo aspecto do Futebol, é uma paixão que envolve a população do mundo inteiro, Cuiabá será vista pelos países mais pobres e também pelas maiores potências econômicas do mundo. As grandes redes de televisões estarão produzindo e expondo Cuiabá  ao mundo como um projeto civilizatório, histórico e cultural. Estarão expondo as Etnias Indígenas, (mostrando os índios jogadores de futebol no Xingu), estarão mostrando a Salgadeira (quem sabe sem as cercas e tapumes imposta pela ditadura das TAC)  e o Véu  de Noiva (quem sabem sem a intromissão  das ONG’s), estarão mostrando o sotaque cuiabano que é diferente de outros estados, juntamente com Culinária  saborosa e diferente, mostrará o cuiabano com seus costumes e hábitos: pela manhã o guaraná ralado na grossa, o quebra torto  e  chá com bolo de arroz. No almoço a alimentação exclusiva daqui: a Mojica de Pintado e o Bagre Ensopado, Ventrexa de Pacu e filé de Caxara frita ao olho de Lambari ou assada, a Galinha Caipira com arroz e Pequi; a Maria Isabel e a Farofa de Banana, o Ensopadão e a Cabeça de Boi assada ao forno de lenha. 

O mundo estará sabendo que temos uma  sobre-mesa bem nossa, composta dos doces como:  Furundum feito de mamão verde ralado; Cachorrada feito de leite cozido e Boi Pá feito de abobora madura. Mas para os turistas que são cidadões do mundo Cuiabá será algo novo e diferente, eles terão  uma amplitude enorme para  conhecer:  o Pantanal e toda a sua exuberância de flora e fauna, contemplar  a diversificação  da beleza e abundância da vida animal;  terão como ponte programado para visitas ou hospedagem o paraíso com beleza do mar de água doce do estado o Lago do Manso, com os morros circundando e parecendo que estão abraçando aquela imensidão  de águas limpas, seus peixes e suas praias naturais incrivelmente lindas, agora com a construções de grandes hotéis a nível internacional . 

E pelo aspecto Cultural, estarão vivenciando as apresentações das Danças Típicas do Cururu e Siriri, com os seus instrumentos rústicos ( a viola de coxo, mochos e ganzá). A Copa do mundo através das grandes rede de Televisões  será a grande divulgadora e fará  propaganda gratuita que serão levada através da Copa, e com certeza  incluirá Cuiabá e Estado na rota do turismo internacional. Será o legado do Turismo para o Estado, a Copa do Mundo acabará em um mês, mas a partir daí  iniciará a construção de um novo caminho turístico para o mundo.

A Fifa irá receber um bilhão de dólares através de contratos com os meios de comunicação, e Cuiabá a custo zero estará difundindo o turismo, mostrando além da cidade Cuiabá e suas tradições, estará bem, mostrando para o mundo um novos destinos turísticos no país, com isso ampliará o setor de Serviços, qualificando todos agentes envolvidos no turismo, aumentará capacidade competitiva entre os grupos do ramos de hotelaria e transportes. 

O governo de Mato Grosso, não teria um bilhão de reais para divulgação de Cuiabá e do Estado, e com certeza nunca atingiria a população que assistirá a Copa do Mundo com aproximadamente 6.000.000 de telespectadores em todo mundo, pois as redes de televisão transmitirão para o mundo,  vários documentários e reportagens sobre as cidades sedes. Torna-se  necessário  que a equipe de governo comece a formular e programar tudo aquilo que devem ser mostrado ao mundo, tem que ter competência para informar e mostrar nossa cultura, nossas tradições e os grandes pontos turísticos do estado.      

Ficamos a imaginar quando será que Cuiabá receberia um investimento de R$ 6.000.000,00, em dois anos, nunca. Hoje a Prefeitura não tem recursos nem para Tapa-Buracos, estão vendendo/concedendo a Sanecap, para usar os recursos no programa Poeira Zero, será?  

O governo brasileiro assinou um tratado de garantia para realização da Copa de 2014,  que são  compromissos como forma de garantia  onde as cidades Sedes darão  todas as condições para realização da Copa do Mundo de 2014 , principalmente  nos setores que serão ligados diretamente ao evento como:   Estádios, Mobilidades, Transportes, Segurança, Comunicações e Aeroportos, e a nossa querida Cuiabá está inclusa entre as Sedes, só por isso seremos beneficiados.

Os benefícios só virão em função da Copa, as obras só serão executadas   em função da realização da Copa do Mundo, a nós cuiabanos cabe apenas torcer e gravar na memória os nomes  nesses políticos Mequetrefes, que torcem contra a Copa do Mundo em Cuiabá e depois fazer aquele serviço bem no jeito, colocá-los no ostracismo que é o maior castigo para políticos demagogos. Agora não adianta mais, temos que torcer  para que todas as obras sejam iniciadas, e que os serviços sejam concluídos, e temos certeza que serão. Em outros países que estão fora do eixo das grandes potências econômicas as obras foram entregues no ano da realização da Copa.

Uma informação aos desavisados: todas as Obras que constitui a Mobilidade estão sendo construídas para que os participantes da Copa do Mundo  possam deslocar com rapidez e segurança, no itinerário do aeroporto aos hotéis e ao Estádio, mas depois serão legados que a Copa deixará para o povo cuiabano, com viadutos, trincheiras, alargamentos de avenidas, Cuiabá será transformada e modernizada para aguardar os seus 300 anos;

O sistema  VLT, também será construído para inicialmente transportar os participantes da Copa do Mundo e os Turistas, com conforto e rapidez na interligação do Centro ao Aeroporto, esse é o papel inicial, mas após a Copa do Mundo será mais um  legado ao povo de Cuiabá, que terá um transporte moderno ligando a cidade em quatro extremos ficando para o Prefeito eleito em 2012 desenvolver  as linhas de integração: bairros aos terminais do VLT . 

Tem até um Político Mequetrefe  dizendo que a construção do sistema VLT não será concluída como se ele fosse o maior engenheiro do país, “mangaló três vezes, e saí  de mim coscorão”.   A  esse Político Mequetrefe ficará só  uma certeza:  que na sua cidade de origem,  nunca terá VLT. 
Hoje não podemos repetir os erros históricos do passado, veja alguns:

1 - A estrada de ferro do Senador Vuolo, que ao invés de começar por Cuiabá, as autoridades foram buscar recursos federais para construção da Ponte Rodo-Ferroviária, esqueceu-se que quando a “farinha é pouca, primeiro no meu pirão de bagre ensopado, depois dos outros”. A construção da Ponte Rodo-Ferroviário sempre foi necessária, alguns dirão, é o primeiro passo, sim e daí ficamos em último lugar na ordem final das coisas, hoje não temos representantes de peso que possam inverter a situação, qualquer situação em nome de Cuiabá. Novas conquistas tiveram sempre enormes dificuldades, se não houvesse a Copa ficaríamos a assistir a repetição da história, Cuiabá em último lugar dos benefícios oferecidos pelo país;

2 – Apesar se Cuiabá ocupar o 1º lugar disparado em arrecadação de impostos, ( se somar o 2º, o 3º e 4º colocado dos que se arrecadam no estado de não supera Cuiabá), na hora da divisão do bolo ficamos sempre com a casca. Do total arrecadado, Cuiabá deveria receber para investimento na cidade o mínimo de 10% do orçamento do estado anualmente, e isso não ocorre  a muito tempo, devido a pouca habilidade dos Deputados eleitos para representar Cuiabá. Apesar de Cuiabá e Várzea Grande serem o maior colégio eleitoral do Estado, os votos são divididos para Deputados e Senadores que nunca moveram uma palha em nome de Cuiabá, poderíamos eleger metade da Assembléia, da Câmara Federal e do Senado (exceção) com representantes legítimos e confiáveis defensores das causas e aspirações de Cuiabá e Várzea Grande;

3 – Agora vão aparecer aqueles “Pau de Traque” políticos inimigos ocultos   de Cuiabá, que sempre levaram os votos de alguns poucos desavisados cuiabanos, dizendo que a Copa foi o maior erro que podia acontecer,  que o estado ficará indevidado, que os investimentos ficarão priorizados só para Cuiabá e que a sua “corrutela e seus currais eleitorais” ficarão esquecidas, que é uma injustiça com os outros municípios. Só digo uma coisa a esses infelizes “Piqui Ruídos”, é só aplicar aquilo que Cuiabá arrecada, paga tudo e ainda sobram muitos recursos. É só aplicar a proporcionalidade em relação a arrecadação.  É aqui que todos os problemas do estado são resolvidos, todos os problemas dos nossos co-irmãos deste estado vêem para Cuiabá, principalmente na área de saúde, é só ver  quantas ambulâncias vêem para Cuiabá e Várzea Grande, e agora as Prefeituras lotam   Micro ônibus e descarregam os doentes aqui como se a responsabilidade fosse da Capital; 

   4 – Cuiabá é a capital governamental,  cultural e  histórica  do estado  de Mato Grosso, é aqui que estão reunidas as cabeças pensantes do estado, é aqui estão os maiores números de Doutores, Especialistas, Professores, Cientistas, Pensadores, Advogados, Jornalistas, Engenheiros, Médicos, Economistas, Profissionais Liberais e Operários com qualificações em quase todos ramos de atividades, aqui se produz Serviço, Comércio, Indústria e Construção.  

 5 - Deverão ser construídos inúmeros  Edifícios até 2014, aqui está o Boom de construção civil do estado, com  Edificações  Comerciais, Residências e ainda Grandes Condomínios Residências e Redes de Hotéis, enfim fica um aviso aos desavisados: aqui em Cuiabá não se planta Soja, Milho ou Algodão, mas compra-se os derivados. 

Criou-se uma grande mentira, que só quem planta é que contribui para o progresso do Estado, e quem não planta é preguiçoso, aqui em Cuiabá plantamos intelectualidade e oferecemos serviços de excelências e com grandes especialidades,  com inúmeros  Doutores e Mestres nos quadros de docentes que contribuem na formação de nível superior nas Universidades e Faculdades particulares, formando gerações e gerações que com certeza saberão transformar o Estado entre os mais modernos do país; hoje a cidade, dispõe de  grande elite de juristas e profissionais capacitados no seguimento da saúde com modernos equipamentos hospitalares que não deixa nada a dever aos grandes centros do país.  

Em 2017 na comemoração dos 300 anos da cuiabania, esse conglomerado formado por Cuiabá e Várzea Grande  já estará com uma  população seguramente superior a 1.000.000 de habitantes, descrevemos tudo isso para dizer que:  respeito é bom e nós gostamos, não aceitamos que  um qualquer “Mequetrefe”, que travestido de Político, venha a desdenhar a história, a cultura e o sentimento do povo cuiabano.

Economista Wilson Carlos Fuá – É Especialista em Administração Financeira e Recursos Humanos
Fale com o autor: fuacba@hotmail.com
 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/314/visualizar/