Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Segunda - 04 de Novembro de 2013 às 20:48
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


A primeira inauguração das obras de mobilidade urbana aconteceu na terça-feira (29); momento em que, o governador Silval Barbosa (PMDB), descerra a placa, de inauguração da ligação da Avenida Beira Rio (Jardim Califórnia), com a Rua Antônio Dorilêo (Coophema), via esta, batizada de Engenheiro Quidauguro Fonseca, a ponte Professor Benedito Figueiredo, sobre o rio coxipó, no bairro Coophema, e a pavimentação da Rua Camburiú. A inauguração das primeiras obras de uma série de 56, que estão sendo implementadas pelo governo do Estado, entre as quais, na sua grande maioria, são de mobilidade urbana para a Copa de do Mundo de 2014, estas, representam para nos cuiabanos natos e, os por adoção, um verdadeiro marco inicial, rumo ao progresso desenvolvimentista, pois as mesmas, não irão apenas desafogar o transito caótico daquela região, através de uma maior mobilidade urbana, como também, levará progresso e valorização para essa região, um tanto esquecida.

O governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), dá pontapé inicial, à inauguração das obras propostas, de mobilidade urbana, visando a Copa do Mundo (2014).
As primeiras foram entregues na terça-feira (29), a ligação da Avenida Beira Rio (Jardim Califórnia), com a Rua Antônio Dorilêo (Coophema), via esta, batizada de Engenheiro Quidauguro Fonseca, a ponte Professor Benedito Figueiredo, sobre o rio coxipó, no bairro Coophema, e a pavimentação da Rua Camburiú.

Para mim na condição de cuiabano de chapa e cruz, considero essa primeira inauguração algo realmente memorável; não apenas, do ponto de vista da mobilidade urbana; como também à integração entre bairros, através de uma maior fluidez no trânsito.

Na verdade, estas primeiras obras representam uma quebra de paradigmas; principalmente para aquelas pessoas, derrotistas, incrédulas e pessimistas, que de forma velada, torciam pelo insucesso das mesmas.
Falo isso, com conhecimento de causa e efeito, uma vez que, em pequenas reuniões, em conveniências, em lugares públicos, percebíamos claramente a vontade de alguns, que os trabalhos visando a Copa do Mundo, principalmente em se tratando da mobilidade urbana, não desse certo, pois havia muitas críticas pontuais a esta ou aquela pessoa, como se as mesmas, fossem as responsáveis por tudo.
Pode espernear reclamar e algumas vezes até com razão, pois transitar em Cuiabá está muito difícil, em função das obras, sentimos isso na pele, porém temos que entender que, tudo que está sendo feito tem objetivo comum, o de propiciar as pessoas uma melhor qualidade de vida, com um trânsito suportável e aceitável.

Outra questão emblemática envolvendo as obras, passa necessariamente, pela incompreensão de algumas pessoas imediatistas, que entendem que as obras, deveriam ser feitas a toque de caixa, como se fosse construir um puxadinho ao arrepio da lei.

A coisa é bem mais complexa do que as pessoas possam imaginar, além do grande gargalo que é a falta de receita; em função disso, o governo se vê obrigado a agilizar financiamentos e empréstimos, para realização e efetivação das mesmas. Além do que, existe uma série de cobranças de órgãos fiscalizadores entre os quais: Ministério Público, Tribunal de Contas, órgãos ambientais, e da própria população; que quer a obra pronta o mais rápido possível.

Entendemos que não é fácil transitar em Cuiabá, principalmente no horário de pico (rush), quando o engarrafamento é total, as pessoas ficam realmente apreensivas, nervosas, insatisfeitas, não é para menos. Agora, temos que fazer um esforço sobrenatural, enfrentando esse e outros problemas; para que possamos num futuro bem próximo, fazer uso de um transporte urbano com maior comodidade e celeridade.

Parabéns aos nossos governantes e, principalmente à população, que está envidando, esforço hercúleo, no sentido de dar maior credibilidade e aceitação as obras, embora saibamos que as mesmas são cansativas e demoradas, porém, respeitando o cronograma de entrega.

 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/31/visualizar/