Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Domingo - 10 de Novembro de 2013 às 22:30
Por: ROMILDO GONÇALVES

    Imprimir


 Sabemos do extraordinário potencial e das riquezas que vivem e circulam sadiamente pelos rios, córregos, mares, lagos, lagoas, do país. São inúmeras as variedades de espécies nativas, autóctones, endêmicas, exóticas... Que todos os dias abastassem a mesa dos brasileiros como alimento sadio e saudável. Porém não podemos esquecer que estamos em pleno período da piracema! Portanto aí vai uma pequena história desta dadiva de Deus.
 
Desde o surgimento do ser humano na face da terra, e em todo o decorrer da história evolutiva das civilizações, o peixe tem sido uma inesgotável fonte de alimento para a humanidade. Saboroso, sadio e saudável atende paladares diversos agraciando todas as etnias humanas mundo afora. 
 
Além de ser um alimento rico e saboroso ele é acessível às todas as camadas da sociedade humana, pode ser consumido cozido, cru, assado, frito ensopado... Não importa a estação, ele não sai da moda, poder ser no inverno, verão, primavera ou outono, o ano inteiro pode-se aprecia-lo, degusta-lo, saboreá-lo... Rico em proteínas e ômega três substancia extremamente benéfica ao organismo humano. Quer mais?
 
Como se vê o peixe é realmente um alimento sagrado. Quem não conhece o episódio bíblico da multiplicação faminta, onde os alimentos multiplicados, por Cristo foram os pães e os peixes? Na sua essência o peixe simboliza a sociedade com parcimônia, a vitória sobre a fome, sem os exageros da gula. 
 
O ano inteiro e no mundo inteiro saboreia-se peixe. Em algumas culturas chega-se a atribuir ao pescado o papel de alimento regenerador e fertilizador, da vida, e certamente o é! Historicamente esse importantíssimo alimento vem suprindo as necessidades básicas de grande parte da humanidade. Então porque não preserva-lo, sempre?
 
No Brasil, país generosamente rico em recursos hídricos, milhares de rios, córregos, lagos, lagoas, nascentes... Espalhados por todo o território nacional, com águas doces, salgadas, tépidas, límpidas, frias, rápidas, lentas, remansosas... E mais de oito mil quilômetros de costa litorânea, com incalculáveis potenciais em recursos pesqueiros, ou seja, um verdadeiro paraíso, abastecido com alimento nobre o peixe!
 
Cientistas, pesquisadores e estudiosos da área, como biólogos, engenheiros de pescas... Comprovam que nos rios brasileiros passeiam nada menos que 517 espécies de peixes, e nos mares nada menos do que 429 diferentes variedades de espécies já foram catalogadas, é ou não uma riqueza extraordinária? Então, é preciso protegê-las! 
 
Como se não bastasse o que a natureza nos deu, várias espécies exóticas foram introduzidas com sucesso na piscicultura brasileira, em ambientes restritos e protegidas, açudes, tanques... Com sucesso! Como exemplo, a truta da Dinamarca, a Carpa cinza-prateada da Ásia, a Tilápia Africana...
 
Denota-se nesse viés que até mesmo em matéria de peixe o Brasil é um país literalmente generoso com os imigrantes, não é mesmo? É ou não um país abençoado por Deus? Porém para que esta extraordinária riqueza continue perpetuando nas águas brasileiras é necessário preservar o meio ambiente e a vida na sua plenitude. Você está fazendo sua parte?
 
ROMILDO GONÇALVES - é biólogo e mestre em Educação e Meio Ambiente


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/28/visualizar/