Andar novamente
Há dois mil atrás, disse Jesus, o Cristo, ao paralítico : “ Levanta-te, toma a tua maca e volta para tua casa ( Mt 9,6).
O mundo, hoje, num misto de alegria e esperança, acaba de ouvir : “Os paralíticos voltarão a andar”. É o que acaba de afirmar o neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, que coordena, nos dias atuais, o ambicioso , revolucionário e um dos mais importante experimento científico da atualidade para a humanidade.
Trata-se do Projeto Andar Novamente ( Walk Again Project ), que visa criar uma veste robótica capaz de fazer pacientes paraplégicos e tetraplégicos voltarem a andar usando um equipamento robótico. Em verdade, o objetivo, segundo Miguel Nicolelis , não é dar a tais pacientes apenas a capacidade de mover seus membros novamente, mas também de sentir a textura dos objetos colocados em suas mãos ou experimentar as nuances dos terrenos sob seus pés.
Em estudo publicado na edição online, de fevereiro, da revista Nature, o cientista brasileiro e sua equipe, da Universidade de Duke, Carolina do Norte (EUA), relata a experiência já feita com uma macaca e que foi coroada de pleno êxito .
É o grande avanço da neurociência, ajudando pessoas paralisadas a recuperar suas habilidades motoras e sensoriais.
O Projeto Andar Novamente está tão adiantado que a primeira demonstração mundial dessa neuroprótese, capaz de restaurar a mobilidade corpórea completa, será realizada no Brasil durante as cerimônias de abertura da Copa do Mundo de Futebol em 2014 .Recentemente, o neurocientista brasileiro disse no seu twitter mais detalhes, dizendo que um adolescente quadriplégico vai entrar em campo, andando por si mesmo, com a seleção brasileira, vestido em verde e amarelo, e dará o pontapé inicial da Copa para delírio de todo um pais que conquistou o direito de se transformar na esperança da humanidade!
Esse projeto vem sendo desenvolvido ao longo de mais de uma década, e a implementação da anunciada neuroprótese de corpo inteiro precisará, como afirmam os especialistas, se valer de uma série de novos desenvolvimentos tecnológicos,
Na realidade, nenhum desses pacientes começarão a andar a partir de 2014. Trata-se, apenas, da primeira demonstração mundial ( com pessoas humanas) de que é possível sim fazer os paraplégicos e tetraplégicos voltarem a andar.
O Projeto Andar Novamente é de enorme relevância humanística e social, e soa como uma esperança de que a neurociência avançou tanto que em um espaço muito breve isso se tornará uma feliz realidade.
Mas, quem é esse brasileiro ? Pois, bem. Miguel Nicolelis é professor de neurobiologia, engenharia biomédica e de psicologia e neurociência da Universidade de Duke. Ele também é fundador do Centro de Neuroengenharia de Duke. O brasileiro é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da própria USP.
Foi eleito um dos 20 cientistas mais importantes do mundo pela revista Scientific American, o número 1 em neurobiologia e cotado para o Prêmio Nobel .
Por fim, em mensagem postada no seu twiter , disse ele mais, ainda, o seguinte : ( ... ) que (através do seu feito, por ocasião da abertura da Copa do Mundo) vai mostrar ao mundo que o Brasil tem mais que futebol e samba: uma nação que optou em usar a ciência e a tecnologia como agentes de transformação social e felicidade de seu povo!”.
***
Enviar para amigoImprimir
Comentários