Onde está o futuro Mundo é curto. Quem não aproveita enquanto jovem, estará fadado a penar
A sociedade de hoje vive pensando no futuro. Tal pensamento torna-se distante da realidade, ou inconsistente para quem já passou dos quarenta. Viver a vida dia-a-dia é fundamental. Entretanto ela deve pode ser programada ainda na fase da adolescência. Quem não o faz, está fadado a sofrer consequências futuras.
O mundo aqui na terra é curto e único. Quem não o aproveita enquanto jovem, estará fadado a penar, tudo se torna bem mais difícil. A pior faculdade da vida está no constrangimento da derrota diante das poucas oportunidades. Eu costumo dizer que as oportunidades surgem esporadicamente na vida das pessoas e, por este motivo, não podem e nem devem ser desperdiçadas.
A vida, assim como o tempo, é passageira. O momento é o presente assim como o futuro, dependendo do caso para as pessoas.
O futuro é o momento e deve ser vivido com fervor. Sem querer interromper o futuro de ninguém, a ordem do dia é: viva o hoje como se ele fosse o único. Essa é a chave para um boom desempenho social, e profissional. Se o amanhã está nascendo hoje, significa dizer que o agora só vai existir durante o momento vivido.
Todo mundo deseja ser feliz, cantarolar a vida, sair, passear, aproveitá-la como se o hoje. Não quero dizer, sistematicamente que quem passa para outra dimensão após os 40 anos, se foi na hora certa. Essa ideia não se trata de masoquismo, mas sim, que viveu todas as fases da vida, enquanto pode, conforme a vontade de Deus. Viver é a arte do encontro, seja ele qual for, mas viveu.
O futuro, diante dos horríveis fatos que veem ocorrendo, está acontecendo precocemente. Não é possível adiar o que se pode fazer hoje, o que é preciso fazer no agora. Fato este é realidade após percebermos que o homem está se destruindo e, consequentemente, destruindo o planeta terra.
Não é possível acreditar que a vida será melhor após os 40 anos, posto que as crises mundiais, com guerras entre as nações colocam em cheque o amanhã. Por esse critério, e preocupado com ela, é que afirmo: vamos viver o hoje (futuro), como se ele fosse o último dia.
Gilson Nunes é jornalista.
Comentários