Veja como dar entrada na aposentadoria: Passo a passo

A aposentadoria é um benefício muito importante para o trabalhador brasileiro e quem já está incluso nos requisitos de recebimento do benefício, precisa saber como funciona o processo de solicitação do mesmo. Quer aprender como dar entrada na aposentadoria? Então veja a seguir o passo a passo:

A aposentadoria é um benefício proporcionado pelo INSS e fica disponível quando o contribuinte está de acordo com os requisitos de solicitação.

Para tanto, é necessário ter cumprido com 180 contribuições e ter idade mínima para se aposentar. Se você quer verificar as suas contribuições, deve acessar o Meu INSS e se informar!

Vale a pena ressaltar ainda, que o tempo mínimo de prestação de serviço não dá acesso ao valor integral do benefício e por isso, é importante conferir todos os dados antes de realizar a solicitação.

Se você já verificou o regulamento da aposentadoria e quer fazer a sua solicitação, então reúna os seguinte documentos antes de começar o processo:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Identidade ou documento oficial com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Guias de recolhimento do INSS (GPS);
  • Certidão de nascimento ou de casamento.

Para aposentadorias especiais, vale a pena verificar a documentação detalhada, caso seja necessário comprovar algum fato que não esteja referido acima.

Isso acontece porque a aposentadoria pode se dividir em categorias diferentes como a aposentadoria por temo de contribuição, a aposentadoria especial e a aposentadoria por invalidez.

Agora que você já conferiu os documentos necessários, é hora de companhar os processos para realizar a solicitação do benefício. Antes de enviar a sua solicitação para o INSS, é necessário realizar o pedido administrativo, um documento fundamental para o INSS. E vale lembrar que o pedido é feito na própria instituição.

Depois disso, a sua solicitação pode ser realizada. O processo mais simples é efetuado através do Meu INSS, benefício que você verificou acima. O recurso permite que o beneficiário realize o pedido da aposentadoria sem precisar ir até uma agência da Previdência Social.

Para isso, cadastre-se no cidadão.br, afinal, esse será seu registro para acessar o Meu INSS. O site é bem simples e basta seguir as instruções de registro para concluir o processo.

No final, a plataforma irá pedir sua permissão para utilizar os dados no Meu INSS, a qual você deve concordar. Após concluir esta etapa, basta acessar o site oficial do Meu INSS, fazer login e procurar a opção “Aposentadoria”. O site dará as instruções seguintes!