Perdi meu cartão cidadão: O que fazer?

O cartão cidadão é uma facilidade muito grande para os brasileiros. Através desse cartão, você pode ter acesso a diversos benefícios em um mesmo registro.

Se você precisa do cartão para sacar os seus benefícios, mas não tem mais acesso a ele, então você precisa realizar a solicitação do seu novo cartão. Veja como isso é possível a seguir:

Para que serve o cartão cidadão?

O Cartão Cidadão é um benefício proporcionado pelo Governo e emitido pela Caixa Econômica Federal. Através desse recurso, os beneficiários podem ter acesso a saques de diferentes benefícios, assim como o extrato e a verificação de saldo dos mesmos.

Um dos benefícios mais acessados através dessa opção é o Bolsa Família, programa de transferência de renda que auxilia famílias em situação de pobreza.

Outro recurso que você pode acessar através do cartão cidadão é o saque do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). O valor fica disponível quando o funcionário é dispensado de seu carto sem apresentação de justa causa ou por liberação do Governo.

O Programa de Integração Social (PIS), que dá acesso ao abono salarial, também é um dos benefícios que o cidadão pode verificar extrato e saque através do cartão magnético.

Existem muitas outras facilidades que você pode alcançar apenas solicitando o seu cartão cidadão, por isso, é interessante tê-lo sempre à mão.

Perdi o cartão, e agora?

Se por acaso, você apenas tiver esquecido a sua senha do cartão, saiba que você pode recuperar senha Cartão Cidadão direto na Caixa Econômica Federal ou através do telefone.

Mas se a sua situação é realmente de perda do objeto, então será necessário tirar a segunda via do cartão cidadão. Para tanto, é preciso entrar em contato com o órgão responsável através do telefone 0800 726 0207.

O processo é bem simples e tudo que você precisa fazer é reunir os seus documentos pessoais, para ter a mão seus dados oficiais, necessários para o cadastro.

Serão exigidos dados pessoais, como o número do NIS, do PIS ou PASEP, assim como o número da identidade e do Cadastro para Pessoa Física.

As instruções para a realização do cartão serão dadas pelo próprio atendente e assim, você poderá realizar a solicitação via telefone de uma forma bem simples.

O novo cartão irá demorar alguns dias para chegar, podendo ser diretamente no seu endereço. Mas vale a pena mencionar que na maioria das vezes, é mais fácil você pegar o cartão na sua própria agência da Caixa.