Publicado em Terça - 18 de Abril de 2023 | por Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Governo cria comitê para eliminar a tuberculose

Em 2017, o Brasil assumiu o compromisso de se livrar da doença, reduzindo, até 2035, em 90% o coeficiente de incidência da tuberculose e uma redução de 95% no número de mortes pela doença no país, quando comparados aos dados de 2015.

Leia mais...
Eduardo Gomes/Fiocruz da Amazônia

SES realiza Semana Estadual de Promoção da Saúde de Mato Grosso

Publicado em Segunda - 17 de Abril de 2023 | por Fernanda Nazário | SES-MT

O seminário será transmitido online em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESPM-MT). Os interessados podem se inscrever neste link até o dia 19 de abril. Ao fim do evento, os participantes receberão uma certificação com carga horária de 16h.

Leia mais...

SES disponibiliza 10 leitos de UTI pediátrica em Primavera do Leste

Publicado em Segunda - 17 de Abril de 2023 | por Ana Lazarini | SES-MT

Conforme a secretária adjunta de Regulação, Controle e Avaliação da pasta, Fabiana Bardi, os leitos foram disponibilizados às 14h desta segunda-feira (17.04) para receber pacientes regulados via Sistema de Regulação. “Por entender a urgência da situação, frente ao alto índice de Síndromes Respiratória Aguda Grave, estamos envidando esforços para suprir, neste momento, as demandas existentes”, afirmou a secretária.

Leia mais...
Vacina 'universal' contra a gripe em teste usa tecnologia de mRNA
Vacina 'universal' contra a gripe em teste usa tecnologia de mRNA

Cuiabá: campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (10)

Publicado em Segunda - 10 de Abril de 2023 | por Por G1 MT

Para confirmar a profissão, o paciente precisa levar o crachá ou contracheque, entre outros documentos. Já questões de saúde devem ser comprovadas por meio de relatório médico ou de exames.

Leia mais...

Pesquisa desenvolve curativos biológicos à base de placenta

Publicado em Segunda - 10 de Abril de 2023 | por Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O projeto prevê uma segunda fase, quando os curativos começarão a ser utilizados nos pacientes do Into. Para tanto, será coletada uma nova leva de placentas na maternidade parceira.

Leia mais...

Anvisa alerta para novos casos de falsificação de Botox

Publicado em Quinta - 06 de Abril de 2023 | por Por Pedro Lacerda - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Segundo a agência, algumas remessas internacionais do produto foram interceptadas pela área de portos e aeroportos do órgão com uma falsa descrição de conteúdo, além do prazo de validade adulterado e frascos do remédio no idioma turco.

Leia mais...

Secretário de Saúde determina apuração da situação de pacientes do TFD para otimização do serviço

Publicado em Quarta - 05 de Abril de 2023 | por Ana Lazarini | SES-MT

Além da apuração, ficou definida uma reunião para alinhamento do fluxo de atendimento entre a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e a associação de Mães do TFD.

Leia mais...

Cresce número de crianças internadas por vírus respiratório

Publicado em Quarta - 05 de Abril de 2023 | por R7 Notícias

O crescimento do número de internações de adultos por Covid-19, segundo o boletim, é observado em dez estados e atinge com risco muito maior aqueles que estão em atraso com o calendário de vacinação ou nem sequer foram imunizados com a primeira dose da vacina.

Leia mais...

Depressão terá semana nacional de conscientização da doença

Publicado em Terça - 04 de Abril de 2023 | por Por Agência Brasil - Brasília

O Diário Oficial da União publica traz, nesta terça-feira (4), a Lei nº 14.543, de 3 de abril de 2023, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrada anualmente na semana que inclui o dia 10 de outubro. A lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é iniciativa do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), com relatoria da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

O texto destaca que a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão terá por objetivo promover debates, palestras e eventos abrangendo todos os aspectos da doença; estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da depressão; e divulgar as formas de acesso à atenção à saúde mental e os avanços obtidos em diagnóstico e tratamento.

Pesquisa Vigitel

A Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, um dos mais amplos levantamentos de saúde do país, mostra que a frequência do diagnóstico médico de depressão foi de 11,3%, sendo maior entre as mulheres (14,7%) do que entre os homens (7,3%). “Entre os homens, a frequência dessa condição tendeu a crescer com o aumento da escolaridade. Em ambos os sexos não foi observada relação clara entre o indicador e a faixa etária”, diz o documento.

América Latina

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país, na América Latina, com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo nas Américas. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Edição: Maria Claudia

Leia mais...

Meta do governo é produzir 70% dos insumos do SUS no país

Publicado em Terça - 04 de Abril de 2023 | por Por Pedro Lacerda - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Na avaliação do governo, a dependência do Brasil para a aquisição de insumos torna o sistema de saúde público vulnerável ao mercado externo, suscetível às oscilações da economia mundial.

Leia mais...