Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

23% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental têm excesso de peso

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27), mostra que o principal problema nutricional dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental é o excesso de peso. Entre os cerca de 60 mil alunos que participaram do estudo, 23,2% tinham excesso de peso, que inclui sobrepeso, 16%, e obesidade, 7,2%.
Leia mais...

Homens registram mais sobrepeso do que mulheres

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Mais homens estão acima do peso que mulheres. É o que constata a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que avaliou as medidas de 188 mil pessoas no país. Divulgada hoje (27), a pesquisa mostra que 50,1% dos homens estão com excesso de peso, enquanto entre as mulheres o percentual é de 48%.
Leia mais...
Tossir sangue é um dos sintomas mais comuns de câncer
Tossir sangue é um dos sintomas mais comuns de câncer

Cientistas apontam oito sintomas mais comuns do câncer

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Segundo os cientistas, pessoas com estes sintomas têm probabilidade maior do que uma em 20 de ter algum tipo de câncer. Quanto mais cedo os pacientes identificarem a doença, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.
Leia mais...

MT Hemocentro faz apelo à população

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

O MT Hemocentro, responsável pelo controle e reposição dos estoques de sangue em Mato Grosso, convida a população para doar sangue. O objetivo do convite é fazer aumentar o número de doações, tornando assim o estoque mais seguro para que o Estado possa atender a demanda, haja vista que precisa permanecer com nível em segurança.
Leia mais...

Correr ou caminhar? Conheça os benefícios de cada uma das modalidades e aprenda a tirar benefício daquela que mais combina com você

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Quem caminha geralmente tem a impressão de que as pessoas que correm obtêm mais benefícios da prática do exercício. É bastante comum o praticante de caminhada ter o sonho de, em algum tempo, sair correndo por aí. A boa notícia é que ambas as práticas proporcionam saúde e bem-estar, cada qual respeitando os limites do praticante.
Leia mais...

Esclerose múltipla: Associação orienta população no Pantanal Shopping

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010 | por Bruna Dock

Chamar a atenção da sociedade para a esclerose múltipla e incentivar o diagnóstico precoce desta doença. Este é o objetivo da ação que a Associação de Portadores de Esclerose Múltipla de Mato Grosso (Aspem-MT) realizará nesta segunda-feira (30), no Pantanal Shopping.
Leia mais...

Ministério da Saúde do Brasil e Fundação Bill & Melinda Gates anunciam parceria contra a Tuberculose

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e Tadataka Yamada - presidente do programa de Saúde Global financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates –anunciaram nesta quarta-feira (25) a parceria com Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde do Brasil (PNCT), em colaboração com a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP).
Leia mais...

Nova técnica libera mais pessoas dos óculos

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

Dados do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) mostram que 50% da população brasileira têm vício de refração – miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O problema é que um estudo com 1,25 mil pacientes realizado pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, mostra que 60% dos que não enxergam bem rejeitam o uso de lentes corretivas. 
Leia mais...

Conselho Estadual de Saúde analisará contrato de transportes da SES/MT

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

O Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT) analisará a renovação do contrato de locação de transporte da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). A proposição foi feita pela Comissão de Planejamento, Orçamento e Finanças do Conselho, por considerar o custo muito alto em relação ao atendimento fornecido. A reunião ocorrerá no dia 1° de setembro, às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Leia mais...

Brasileiro confunde esclerose múltipla com doença de idoso, afirma pesquisa

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

Pesquisa realizada pelo Ibope com 1026 pessoas em todo o país comprovou o que os neurologistas já verificam nos consultórios ao diagnosticar a esclerose múltipla. Para 70% dos brasileiros, a doença neurológica que atinge duas mulheres para cada homem na fase mais produtiva da vida (entre 20 e 40 anos), ainda é confundida com a demência, (problema típico da terceira idade, caracterizado principalmente pela perda gradual de memória).
Leia mais...