Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2010

Anestesia em crianças não é um bicho de sete cabeças

Atravessar uma cirurgia, e junto dela o processo anestésico, já é algo preocupante para os adultos. Quando a situação envolve crianças, o assunto é ainda mais delicado. Além dos procedimentos de costume, existem outros fatores, como o medo da criança, a frieza do ambiente hospitalar e a preocupação redobrada dos pais.
Leia mais...

Saúde alerta para dia de combate ao tabagismo

Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2010

Em comemoração ao dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado neste domingo (29), a secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para os riscos que o fumo representa para a saúde. A coordenadoria de Educação em Saúde e Atenção Secundária realiza neste sábado (28), das 8h às 10h e das 14h às 16h, atividade de prevenção nas seis Policlínicas de Cuiabá (CPA, Phascoal Ramos, Pedra 90, Verdão, Coxipó e Planalto) para pacientes em sala de espera.
Leia mais...

Queda da desnutrição em todo o país reduz desigualdades regionais

Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2010

O Ministério da Saúde comemorou os números divulgados pelo IBGE que revelam a diminuição acentuada da desnutrição em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), financiada pelo ministério e divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (27), o Nordeste é o território que mais reduziu os índices de desnutrição infantil, alcançando percentuais próximos aos do Sudeste e aos do Centro Oeste, que historicamente apresentavam índices menores.
Leia mais...

Doenças respiratórias são agravadas

Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2010

Tosses, espirros, dificuldade para respirar, falta de ar e pronto-socorro são alguns dos sintomas do inverno, que, aliás, entra no último mês. Porém, esse pesadelo pode ser evitado com algumas medidas simples. Gripe, resfriado, crises de asma e pneumonia são algumas das doenças respiratórias que tem seus índices aumentados devido ao aumento do tempo em que permanecemos em ambientes fechados, cheios de gente, e com pouca circulação de ar.
Leia mais...

Secretário debate com ministro Gilmar Mendes sobre demandas judiciais da Saúde

Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2010

O secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral, esteve reunido, na tarde dessa quinta-feira (26.08), com o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Gilmar Mendes, em Brasília (DF), a fim de buscar entendimento e subsidiar as discussões em torno da judicialização da Saúde. Um problema que atinge não só o Estado de Mato Grosso, mas todas as Secretarias de Saúde do País.
Leia mais...

Nortelândia prepara campanha de vacinação anti-rábica canina

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Intitulada “Não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato” a prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretária Municipal de Saúde, realiza no próximo dia 11 de Setembro, sábado,  a Campanha de Multivacinação Anti-Rábica animal, que pretende vacinar pouco mais de 1.900 animais, entre cães e gatos.
Leia mais...

UFRJ vai usar célula-tronco contra asma

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desenvolveram um método para regenerar o pulmão de pacientes com asma --doença respiratória que mata oito brasileiros por dia-- usando células-tronco obtidas da medula óssea.
Leia mais...

Ônibus do Hemocentro receberá doações no Pantanal Shopping

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Você sabia que uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar quatro vidas? Pensando nisso e para sensibilizar a população para a prática da solidariedade, o Pantanal Shopping, em parceria com o MT Hemocentro, realizará uma campanha para a doação de sangue. Nesta sexta-feira (27), das 14h às 20h, o ônibus do Hemocentro permanecerá no estacionamento VIP realizando coleta de sangue total.
Leia mais...

Me toque: Examinar o corpo do animal regularmente ajuda detectar doenças graves

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Prevenir doenças por meio de toques regulares, que permitem conhecer o corpo, é um conceito amplamente difundido na medicina humana e deve ser aplicado também quando o assunto é a saúde dos animais domésticos.
Leia mais...

Metade dos adultos brasileiros está acima do peso, segundo IBGE

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Quase metade da população brasileira (49%) com 20 anos ou mais está com excesso de peso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado faz parte do estudo “Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil”, divulgado nesta sexta-feira (27). O levantamento integra a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009.
Leia mais...