Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Fabíola Tormes

Mais de 1,1 mil crianças ainda não foram vacinadas contra paralisia infantil em Tangará da Serra

A segunda etapa da Campanha de vacinação contra Paralisia Infantil em Tangará da Serra atingiu na semana passada 83,31% da meta de vacinação que é de 7.136 crianças menores de 5 anos, de acordo com dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde.
Leia mais...

Mortes por dengue batem recorde no Brasil

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Diego Junqueira

Desde o início de 2010, a dengue matou pelo menos 530 brasileiros. Esse número, que considera apenas os oito meses deste ano, já supera o antigo recorde, registrado em 2008, quando a doença fez 478 vítimas. Os Estados de São Paulo, com 120, e Minas Gerais, com 82 mortes confirmadas, concentram 38% de todos os óbitos do país.
Leia mais...

Saúde alerta moradores sobre aumento de casos de catapora

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá alerta pais e educadores para os sintomas da catapora ou varicela. A doença é infecto-contagiosa e durante o mês de agosto teve aumento nos registros de atendimento. A catapora ou varicela é mais comum entre as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.
Leia mais...

Dieta sem orientação pode causar doenças e deficiência de nutrientes

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

O problema é que a moda pode trazer desequilíbrio à alimentação. Muitas vezes aquelas receitas passadas por amigos chegam na dosagem errada e até mesmo alimentos ricos em nutrientes podem se tornar um risco para a saúde.
Leia mais...

Dengue tipo 4 em RR foi contida, diz ministro

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (1º) que a circulação da dengue tipo 4 no estado de Roraima está contida e que não há evidências de que o vírus tenha se espalhado para outros municípios. O sorotipo não circulava no país há 28 anos.
Leia mais...

Ministério da Saúde lança ferramenta para avaliar risco de epidemias de dengue

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

O Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros e orientar ações imediatas para evitar que elas se tornem realidade. Batizada de “Risco Dengue”, ela utiliza cinco critérios básicos: três do setor Saúde – incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e tipos de vírus da dengue em circulação; um ambiental – cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e um demográfico – densidade populacional. A nova metodologia reforça o caráter intersetorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco.
Leia mais...

Dia de luto contra os planos de saúde

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

A cena é inusitada. Durante o XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, os cerca de 6.000 tocoginecologistas trocarão as vestes brancas, tradicionais aos médicos, por jalecos pretos. O luto é um sinal de protesto contra os planos de saúde tanto pelos honorários indignos quanto pela interferência no exercício da boa medicina.
Leia mais...

XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia começa nesta quinta-feira

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

Entre os dias 2 e 4 de setembro, ginecologistas e obstetras de todo o Estado e também de diversas regiões do país estarão reunidos em São Paulo,. No Expo Center Transamérica.  Durante o XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, novidades na área de diagnósticos, fármacos, tratamentos e equipamentos estarão em mesas-redondas, palestras, fóruns e cursos. 
Leia mais...

Dia D da Campanha de Vacinação Antirábica será dia 11 de setembro

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental dá início no dia 11 de setembro ao Dia D da Campanha Estadual de Vacinação Antirábica Animal 2010. Com o slogan “Não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato!”, a Campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos em todos os 141 municípios, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana. “Ao promover a Campanha Estadual de Vacinação para cães e gatos, é possível colaborar com o esforço internacional, que é controlar a doença devastadora, e ao mesmo tempo de fácil prevenção por existir vacina”, disse o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Wagner Luiz Peres.
Leia mais...

Vacinação contra Poliomielite em Várzea Grande vai até 15 de setembro

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

A diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Várzea Grande SMS/VG, porrogou a campanha de vacinação contra a Poliomielite até o dia 15 de setembro. Devem ser imunizadas crianças menores de cindo anos.
Leia mais...