Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Abstêmios vivem menos do que quem abusa de álcool

Parece conversa de bar, mas é a conclusão de uma pesquisa científica: abstêmios vivem menos do que quem abusa de álcool.
Leia mais...

CFMV normatiza procedimentos de contracepção em programas de controle populacional de cães e gatos

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitiu uma nova Resolução que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação e saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional. A Resolução CFMV no. 962 de 27 de agosto de 2010 foi publicada na última quinta-feira, dia 2 de setembro, no Diário Oficial da União. 
Leia mais...

Mesmo com tempo seco, Cuiabá registra 24 casos de dengue em uma semana

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

A equipe da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) divulgou o boletim da Dengue relativo a ultima semana de agosto. Conforme os dados, 24 casos foram notificados na última semana como sendo de Dengue em Cuiabá.
Leia mais...

Mais uma base de atendimento do Samu 192 é instalada em Várzea Grande

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por JESIEL PINTO

O Samu 192 presta atendimento de Urgência em vias públicas, locais de trabalho e residências
Cumprindo a política de regionalização dos serviços de saúde do Estado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), amplia ainda mais sua atuação e instala mais uma base de atendimento, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Várzea Grande.
Leia mais...

Mato Grosso tem média de mais de 5 mil casos de dengue por mês

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Mais de 40 mil casos de dengue foram notificados do início do ano até esta quinta-feira, 02 de setembro, em Mato Grosso. No total, foram 41.130 casos da doença, o que dá uma média de 5.141 casos por mês em todo o Estado. São 925 notificações de casos graves de dengue e 50 mortes confirmadas pela doença. De acordo com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, outras 11 mortes estão sendo investigadas por suspeita de dengue.
Leia mais...

Cirurgia para mudança de sexo será permitida no Brasil

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

A cirurgia para mudança de sexo em mulheres, antes permitida somente como experiência, será autorizada no Brasil a partir de decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Leia mais...

Saúde do Trabalhador contempla servidores da Guia

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Os 39 funcionários da escola municipal rural Profª. Benedita Xavier Rodrigues, no Distrito da Guia, a 30 km de Cuiabá, recebem hoje (02), em período integral, a equipe multifuncional do Programa Saúde do Trabalhador, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), da Secretaria Municipal de Educação da capital (SME), com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores da rede de ensino da capital.
Leia mais...

Ar seco aumenta doenças oculares

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

A baixa umidade do ar está lotando os consultórios de pacientes com olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, 2 em cada 10 pacientes atendidos nas últimas semanas apresentam estes sintomas. É a síndrome do olho seco decorrente da maior evaporação da camada aquosa do filme lacrimal, explica.
Leia mais...

II Encontro de Médicos Otorrinolaringologistas e Pacientes acontece dia 02/09, no Centro de Convenções Rebouças

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Acontecerá no próximo dia 2 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, Sala Amarela, em São Paulo, o II Encontro de Médicos Otorrinolaringologistas e Pacientes, organizado pela Fundação Otorrinolaringologia e coordenado pela Dra. Mara Edwirges Rocha Gândara, Dr. Sérgio Garbi e Dr. Edigar Rezende de Almeida.
Leia mais...

Vacina contra 4 tipos de dengue é testada em humanos no Brasil

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Uma vacina contra os quatro tipos de dengue já está em fase de testes em humanos no Brasil há duas semanas, segundo o infectologista Reynaldo Dietze, diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), que coordena o estudo.
Leia mais...