Publicado em Segunda - 06 de Junho de 2011 | por RAFAEL COSTA

Silval promete punição aos desmatadores de florestas de MT

O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que vai punir severamente quem praticar desmatamento e não irá tolerar crimes ambientais no Estado. O discurso foi feito durante lançamento do programa Copa Verde, em Santo Antônio de Leverger.
Leia mais...
Marcos Negrini/Secom-MT
Em discurso, Silval promete reação aos responsáveis pelo desmatamento em Mato Grosso
Em discurso, Silval promete reação aos responsáveis pelo desmatamento em Mato Grosso

Código Florestal deve provocar mudanças em propriedades de MS

Publicado em Domingo - 05 de Junho de 2011

A reserva legal é uma exigência que foi muito discutida nessas últimas semanas por conta da aprovação do novo Código Florestal pela Câmara dos Deputados. Por isso, o MS Rural preparou uma matéria especial com orientações importantes para o produtor.

Leia mais...

OAB quer proteção do Estado a lideranças rurais ameaçadas de morte na Amazônia

Publicado em Sexta - 03 de Junho de 2011

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, disse hoje (3) que a entidade cobrará do Estado proteção às pessoas ameaçadas de morte em decorrência dos conflitos que resultaram no assassinato de diversas lideranças rurais na Região Norte.
 
Leia mais...

Aeroportos brasileiros são vilões de desperdício de água

Publicado em Sexta - 03 de Junho de 2011

A três anos do maior evento midiático do planeta, o Brasil deveria iniciar um planejamento sério para realizar uma Copa Azul em 2014. A defesa é da H2C, consultoria especializada em programas de uso racional de água. “O Brasil concentra a maior reserva de água doce do planeta, mas ao mesmo tempo figura entre os países que mais desperdiçam o recurso. Precisamos reverter esse quadro negativo, ainda mais num momento de grande visibilidade para país”, alerta o consultor Paulo Costa.

Leia mais...

20 maiores desmatadores de MT são autuados; veja lista

Publicado em Sexta - 03 de Junho de 2011 | por Alline Marques

Vinte produtores estão na lista dos maiores desmatadores de Mato Grosso e foram autuados nos primeiros quatro meses de 2011. Alguns já tiveram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) suspenso, a área embargada e ainda aguardam a decisão administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
 
Leia mais...

Sistema de monitoramento e controle florestal de Mato Grosso passará por sabatina

Publicado em Quinta - 02 de Junho de 2011

Com o objetivo de fazer um balanço dos instrumentos de gestão florestal no estado de Mato Grosso, identificar os problemas existentes e propor soluções para reduzir a vulnerabilidade a fraudes e atividades ilegais, será realizado o seminário ‘Sistema de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso: desafios e soluções’. O evento acontece nos dias 06 e 07 de junho, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), Instituto Centro de Vida (ICV) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM).

Leia mais...

Polêmica do Código Florestal não compromete avanços na legislação, diz Patriota

Publicado em Quarta - 01 de Junho de 2011

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta terça-feira (31), em Washington, que a controvérsia gerada pela aprovação na Câmara do novo Código Florestal brasileiro não coloca em risco os avanços da legislação ambiental brasileira.

Leia mais...

Plantadores de Cana querem aprovação da lei sem alteração no Senado

Publicado em Terça - 31 de Maio de 2011

Depois de acompanhar de perto todas as negociações políticas para aprovação do novo Código Florestal, na Câmara dos Deputados, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) promete continuar o trabalho junto aos senadores.

Leia mais...

Pequenos produtores de PR, RJ, MG, SP, MS, MT e BA avaliam impacto do Código Florestal

Publicado em Terça - 31 de Maio de 2011

A Câmara dos Deputados aprovou o novo Código Florestal na terça-feira (24). Durante uma semana, o portal de notícias G1 ouviu pequenos produtores em sete estados (Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia) . Pontos que já motivam debates entre senadores e líderes do governo também causam preocupação entre os produtores. Nas reportagens (veja abaixo e ao lado), eles avaliam os possíveis impactos da nova lei em suas atividades.
Leia mais...

Novo Código Florestal permite desmatamento de área igual ao Paraná

Publicado em Domingo - 29 de Maio de 2011

As mudanças nas regras de preservação de mata nativa nas propriedades rurais, que constam do novo Código Florestal aprovado pela Câmara, ampliam em 22 milhões de hectares a possibilidade de desmatamento no país - o equivalente ao Estado do Paraná. 
Leia mais...