Publicado em Sábado - 16 de Julho de 2011

Pará e MT concentram maior risco de desmate

Com base no padrão dos desmatamentos consolidados, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) traçou uma estimativa de novas derrubadas para a região e concluiu que a devastação vai aumentar entre julho deste ano e agosto de 2012. O levantamento, divulgado nesta sexta (15) pela organização não governamental, alerta para a provável derrubada de 7.134 quilômetros quadrados (km²) de floresta no período. A atual taxa de desmatamento, medida entre agosto de 2009 e julho de 2010, é 6.451 km².
Leia mais...

Senadores de MT participam de debate sobre Código Florestal

Publicado em Quinta - 14 de Julho de 2011

No próximo dia 16 de julho, às 08 horas, no Centro de Eventos da Acrimat do Parque de Exposições Jonas Pinheiros, a Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, promove o Encontro Técnico sobre o Código Florestal Brasileiro, com as presenças, já confirmadas, dos três senadores de Mato Grosso: Blairo Maggi, Jayme Campos e Pedro Taques. “Nosso objetivo é municiar os senadores de Mato Grosso com o máximo possível de informações, que possibilitem uma tomada de decisão que efetivamente atenda ao interesse do Brasil”, explicou o presidente da Acrimat, José João Bernardes.
Leia mais...
Madeira derrubada ilegalmente é apreendida no norte de Mato Grosso.
Madeira derrubada ilegalmente é apreendida no norte de Mato Grosso.

Desmatamento em MT cai em maio, mas ainda segue maior que em 2010

Publicado em Quarta - 22 de Junho de 2011 | por Dennis Barbosa

Informações sobre o desmatamento na região amazônica publicadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que Mato Grosso teve 93,7 km² de florestas devastadas em maio, índice consideravelmente menor (77%) que o registrado em abril, quando o estado teve 405,5 km² de devastação, mas, ainda assim, superior em 80% a maio do ano passado, quando perdeu 51,8 km² de mata.
Leia mais...

Técnicos da UnB percorrem regiões do DF para elaborar inventário florestal

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011

Técnicos do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) percorrem diversas regiões do Distrito Federal (DF) para coletar informações sobre espécies de árvores locais. Eles vão medir o diâmetro e a altura das árvores, coletar solo e material botânico em um raio de 100 metros e investigar mais variáveis. Todas essas informações irão compor o Inventário Florestal Nacional (IFN), coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro. O objetivo é gerar dados sobre a quantidade e a qualidade das florestas do DF além de saber como a população se relaciona com os recursos naturais. “As pessoas só vão deixar de destruir, quando souberem o valor dessas reservas”, disse o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel.
Leia mais...

Código de Obras de Sorriso começa a ser analisado por Grupo de Estudos da Câmara

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011

A comissão formada durante a audiência pública da Câmara de Sorriso para analisar e adequar o projeto de lei que dispõe sobre o novo Código de Obras de Sorriso realizou hoje (16.06) sua primeira reunião.
Leia mais...

Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros são contra as mudanças no Código Florestal

Publicado em Terça - 14 de Junho de 2011

ONGs ambientais espalhadas pelo país se uniram para saber o que a população brasileira acha das alterações no Código Florestal. A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que 80% dos brasileiros entrevistados é contra as mudanças sugeridas pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB).
Leia mais...

OAB se reúne hoje em sessão plenária: Código Florestal estará em debate

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2011

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove hoje (13) a sua sessão ordinária, reunindo os 81 conselheiros federais, diretores da entidade e sob a condução do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.
Leia mais...

Projeto prevê recuperação de cabeceiras dos rios de Mato Grosso

Publicado em Quinta - 09 de Junho de 2011 | por Lisânia Ghisi

O governo estadual aprovará mais um projeto voltado ao meio ambiente. Desta vez, a proposta, de autoria do deputado estadual José Riva (PSD), é referente à recuperação das cabeceiras das nascentes, córregos e rios de Mato Grosso. A informação foi repassada nesta quinta-feira (9) pelo governador Silval Barbosa (PMDB), durante seu programa ‘Bom dia, Governador’.


 
Leia mais...

Governo estuda criar Secretaria de Meio Ambiente no Nortão de MT

Publicado em Terça - 07 de Junho de 2011 | por Alexandre Alves

O governador Silval Barbosa (PMDB) se comprometeu a estudar a possibilidade de criar uma Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, com base em Sinop, especificamente para atender empresários e produtores rurais das regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso – o que daria mais agilidade nas análises de licenciamentos ambientais para os empreendimentos das duas regiões. “O pleito é justo e a equipe de governo vai sim estudar essa implantação”, falou Silval em discurso no município.
 
Leia mais...

Marina Silva quer coletar 1 milhão de assinaturas para barrar Código Florestal

Publicado em Terça - 07 de Junho de 2011

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva lançou hoje (7), durante reunião do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma campanha que pretende coletar 1 milhão de assinaturas contrárias ao texto do novo Código Florestal, na forma como foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
 
Leia mais...