Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Acordo garante votação do código e evita paralisação da Câmara

A votação do novo código florestal ainda não aconteceu nesta semana, mas já existe um acordo para ser deliberada na próxima terça-feira (24). A data foi definida após negociação entre oposição e governo na tarde desta quarta-feira (18). Ambos flexibilizam para tentar resolver as divergências sobre o conteúdo da matéria e sua data de votação. Também concordaram em analisar a Medida Provisória nº 517 antes da legislação ambiental. Entretanto, a MP só será deliberada após votação do código na próxima semana. 
Leia mais...

Em MT, flagrantes mostram áreas de floresta sendo derrubadas

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Nos últimos 30 dias, os fiscais do Ibama identificaram 20 novas áreas desmatadas em Mato Grosso, a maioria no norte do estado.
Leia mais...

Desmatamento disparou em MT em março e abril, confirma Inpe

Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2011 | por Dennis Barbosa

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (18) o relatório de seu sistema de monitoramento de desmatamento em tempo real da Amazônia Legal (Deter) para março e abril, confirmando uma disparada da devastação em Mato Grosso.
Leia mais...

Amazônia perde 593km quadrados em março/abril, MT lidera desmate

Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2011

O desmatamento na Amazônia subiu em março e abril deste ano para 593 quilômetros quadrados na comparação com os mesmos meses do ano passado, e o Mato Grosso foi o Estado que mais contribuiu para a perda da floresta com 480,3 quilômetros quadrados de área desmatada, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...

Estado e prefeitura de Cuiabá têm 30 dias para traçar plano contra queimadas

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

O Estado e o município de Cuiabá têm um mês para apresentarem um plano de combate às queimadas urbanas que contemple ações eficientes de prevenção, fiscalização e repressão, com estruturação física e pessoal do Corpo de Bombeiros e do município. A determinação consta em sentença judicial proferida em julgamento de mérito de ação civil pública proposta em setembro do ano passado pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.
Leia mais...

Justiça julga procedente ação do MPE e reforça decisão que garante plano de combate às queimadas urbanas

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

O Estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá têm 30 dias para apresentar um plano de combate às queimadas urbanas que contemple ações eficientes de prevenção, fiscalização e repressão, com estruturação física e pessoal do Corpo de Bombeiros e do município. A determinação consta em sentença judicial proferida em julgamento de mérito de ação civil pública proposta em setembro do ano passado pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital.
Leia mais...

Mais de 300 pessoas participam de audiência pública sobre queimadas

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

Mais de trezentas pessoas participaram da audiência pública "Queimadas e suas consequências na saúde e no meio ambiente", no município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), na noite desta segunda-feira (16.05). O evento faz parte do programa "Mato Grosso Unido contras as Queimadas", que é promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado. A iniciativa também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.
Leia mais...

Código Florestal será votado na próxima semana, diz Vaccarezza

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011 | por Robson Bonin

Uma semana após ter fracassado na Câmara a tentativa de votar o projeto do novo Código Florestal, o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta terça-feira (17) que o texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) será analisado “na próxima semana”.
Leia mais...

Ibama encontra área queimada em MT e aplica multa de R$ 8 milhões

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2011 | por Kelly Martins

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontraram uma área de 1.126 mil hectares de floresta queimada, no município de Itaúba, a 599 km de Cuiabá, durante a Operação Disparada, que tem o objetivo de combater o desmatamento e pecuária ilegal em regiões da Amazônia Legal. Por conta disso, os proprietários foram multados em R$8,9 milhões e a área embargada. Eles vão responder judicialmente por crime ambiental.
Leia mais...

Ação Global registra mais de 43 mil atendimentos em 2011 em Cuiabá

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2011

O projeto Ação Global, realizado neste sábado (14), em Cuiabá, recebeu 20.651 pessoas e realizou 43.368 atendimentos gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer, educação e cultura. A parceria da TV Centro América com o Sesi-MT, levou mais de cem serviços nas áreas de cidadania, lazer, educação, beleza, inclusão social, saúde e capacitação para 30 cidades do País. Este ano o local escolhido foi a Praça Cultural do bairro Parque Cuiabá.
Leia mais...