Publicado em Quarta - 18 de Janeiro de 2012

Grupo mostra que mudança climática já causa problemas na Amazônia

Uma compilação de estudos de cientistas brasileiros e do exterior aponta que a expansão agropecuária e as mudanças climáticas já causam distúrbios na bacia amazônica -- principalmente na borda da floresta, nos estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso.
Leia mais...

Manifestantes protestam contra texto do novo Código Florestal

Publicado em Quinta - 15 de Dezembro de 2011

Estudantes e representantes de organizações não governamentais de 17 estados, entre elas a SOS Mata Atlântica, protestaram hoje (15) contra o texto do novo Código Florestal, aprovado no Senado e à espera de discussão e votação na Câmara. Sem acordo entre os deputados, não houve definição de quem será o relator na Câmara.
Leia mais...

Desmatamento da Amazônia tem queda; MT teve aumento de desmate

Publicado em Terça - 06 de Dezembro de 2011 | por Jonas Jozino

A campanha do Governo Federal para acabar com o desmatamento da Amazônia foi eficiente em quase toda a região, menos em Mato Grosso e Rondônia, que ao invés de diminuir aumentaram a área de desmate. Segundo o Ministério do Meio Ambiente a Amazônia registrou a menor taxa de desmatamento desde 1988 no período de 12 meses findos em julho de 2011. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta a perda de 6.238 quilômetros quadrados de florestas de agosto de 2010 a julho de 2011.
Leia mais...

Desmatamento na Amazônia cai 11% e atinge menor taxa em 24 anos

Publicado em Segunda - 05 de Dezembro de 2011

Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia perdeu 6.238 quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento, em 1988.
Leia mais...

Desmatamento na Amazônia atingiu 385 quilômetros quadrados

Publicado em Terça - 29 de Novembro de 2011 | por Luana Lourenço

A Amazônia perdeu 385,5 quilômetros quadrados (km²) de florestas em outubro, de acordo com dados divulgados terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).
Leia mais...

MT registra alta de 70% no desmate durante discussão do Código Florestal

Publicado em Quinta - 24 de Novembro de 2011

Ambientalistas e autoridades avaliaram que o desmatamento aumentou na Amazônia Legal, em especial, em Mato Grosso, no período em que o projeto do novo Código Florestal foi discutido Congresso Nacional. A Comissão de Meio Ambiente do Senado concluiu nesta quinta-feira (24) a votação da nova legislação ambiental. A proposta será votada pelo Plenário em regime de urgência na próxima semana e, caso seja aprovada, retorna à Câmara.
Leia mais...
Fotografia de astronauta que está na Estação Espacial Internacional mostra focos de queimada na Amazônia, nas margens do
Fotografia de astronauta que está na Estação Espacial Internacional mostra focos de queimada na Amazônia, nas margens do

Astronauta em estação espacial fotografa queimada na Amazônia

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2011

Imagem feita por astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) mostra grandes focos de incêndio nas margens do Rio Xingu, no trecho da Amazônia localizado no estado de Mato Grosso.
Leia mais...
Queimadas em MT tem provocado devassa principalmente nas regiões secas
Queimadas em MT tem provocado devassa principalmente nas regiões secas

Fim da proibição de queimadas termina no sábado

Publicado em Quarta - 12 de Outubro de 2011 | por JOANICE DE DEUS

Termina neste sábado o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso. Neste ano, desde o início da restrição (1º de julho) até ontem pela manhã, o Estado contabilizava 11.097 focos de calor, uma redução de 61,96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 29.174 pontos de queimadas.
Leia mais...

Desmatamento da Amazônia caiu 38% em agosto, indica Inpe

Publicado em Segunda - 03 de Outubro de 2011 | por Débora Santos

O desmatamento na região amazônica teve uma queda de 38% no mês de agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, indicam dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. 
Leia mais...

Desmatamento cresceu 65% em MT neste ano, aponta Inpe

Publicado em Segunda - 03 de Outubro de 2011 | por Leandro J. Nascimento

O desmatamento na região amazônica em Mato Grosso apresentou alta de 65% entre janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. A área avançou de 465 km² para 769 km², de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...