Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011

Sistema de questões usado no Enem reduz chances de acerto por "chute"

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2011), que será realizado neste sábado (22) e domingo (23) para mais de 5,3 milhões de candidatos de todo o país, utiliza um sistema de cálculo matemático diferente dos vestibulares na hora do cálculo da nota de cada candidato. A Teoria de Resposta ao Item (TRI), usada do Enem, relaciona uma ou mais habilidades do estudante com a probabilidade de acerto da resposta. Cada questão tem um nível de dificuldade diferente e, consequentemente, valores diferentes. Assim, dois estudantes que acertarem o mesmo número de questões não necessariamente terão a mesma nota final no Enem.
Leia mais...

Estudantes em sala de aula
Estudantes em sala de aula

MEC decide por aumento de carga horária em vez de mais dias letivos

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011

Em reunião realizada na última terça-feira (18), o Conselho Nacional de Educação considerou mais apropriado ao Ministério da Educação elaborar uma proposta de aumento na carga horária diária dos estudantes em vez da ampliação do calendário letivo de 200 para 220 dias por ano, como queria o ministro Fernando Haddad. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pela secretaria de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, em sua página pessoal no Twitter e no Facebook.
Leia mais...

Após 54 dias em greve, unidades do IFMT retomam aulas no dia 24

Publicado em Quarta - 19 de Outubro de 2011

Servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) decidiram encerrar o movimento grevista nos campi Cuiabá, Cáceres e o de Bela Vista, após 54 dias sem atividades. A decisão foi tomada durante assembleia geral realizada nesta segunda-feira (17) e as aulas retornam na segunda-feira (24).
Leia mais...

IFMT abre seleção para cinco vagas de professor substituto em quatro campi

Publicado em Quarta - 19 de Outubro de 2011

O Instituto Federal de Mato Grosso lançou dois editais Nº 71 e 72/2011 de Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de professor substituto em quatro campi (Pontes e Lacerda, São Vicente, Cáceres e Confresa). As inscrições estão abertas no período de 17 a 27 de outubro, no site – http://selecao.ifmt.edu.br. A seleção será mediante Exame de Desempenho Didático e Títulos. Não será cobrada taxa de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado.
Os candidatos inscritos receberão no dia 31 de outubro, às 14 horas, na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do Campus para o qual se inscreveu, mediante sorteio, o conteúdo da disciplina para prestar o Exame de Desempenho Didático.
Leia mais...

Unifesp divulga Edital de Transferência Externa - 2012

Publicado em Terça - 18 de Outubro de 2011

A Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp divulga o Edital de Transferência Externa para o 1º Semestre de 2012, que oferece 522 vagas em 26 cursos de graduação. A transferência visa o preenchimento de vagas ociosas em cursos de graduação da Universidade em seus campi São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. As normas compreendidas neste edital são exclusivas para o processo de Transferência Externa para o primeiro semestre do ano letivo de 2012.
Leia mais...

Unemat divulga na 2ª lista de candidatos no vestibular

Publicado em Sábado - 15 de Outubro de 2011 | por Karoline Kuhn

A Universidade Estadual de Mato Grosso deve divulgar, segunda-feira, a relação dos candidatos que tiveram as inscrições deferidas e realizarão as provas do processo vestibular nos dias 13 e 14 de novembro. Ainda não foi informada parcial de inscrições feitas.
Leia mais...

Acadêmica da Unemat é aprovada com melhor nota em doutorado da USP

Publicado em Sábado - 15 de Outubro de 2011 | por Karoline Kuhn

A acadêmica de ciências biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, Ana Kelly Koch, foi aprovada em primeiro lugar no doutorado em biologia vegetal da Universidade de São Paulo (USP), com nota final 9,5 e fará parte da turma 2012.
Leia mais...
UFMT figura na lista das melhores do Centro-Oeste em aprovação no exame da OAB
UFMT figura na lista das melhores do Centro-Oeste em aprovação no exame da OAB

UFMT fica em 18º lugar no ranking geral do Exame da OAB

Publicado em Quarta - 12 de Outubro de 2011 | por ISA SOUSA

Entre as 50 universidades do país que mais aprovaram no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deste ano, apenas uma do Estado está no ranking, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 18º lugar com 50% de aprovação.
Leia mais...

Haddad diz que vestibular é um "mal" e defende reforma do ensino médio

Publicado em Quarta - 12 de Outubro de 2011

O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (10), durante a abertura do seminário Pensando o Desenvolvimento do Brasil, que se realiza na Fundação Getúlio Vargas, no Rio, que o vestibular "é um grande mal que se faz com a educação brasileira" porque é usado como pedágio para o estudante chegar ao ensino superior.
Leia mais...

Provas do Enem serão aplicadas em 57 municípios de Mato Grosso

Publicado em Segunda - 10 de Outubro de 2011 | por Karoline Kuhn

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 22 e 23 de outubro, serão desenvolvidas em 57 dos 141 cidades mato-grossenses. A informação é do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já os locais de provas estão sendo informados diretamente aos candidatos.
Leia mais...