Publicado em Segunda - 29 de Novembro de 2010

SEC apresenta exposição "Naif - Olhar primitivo"

A exposição “Naif – Olhar primitivo” encerra o ano das atividades da Galeria de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT). Nesta edição, seis dos mais talentosos artistas plásticos da “arte naif” ou “arte primitiva”, residentes em Mato Grosso irão apresentar seus trabalhos, são eles: Adão Domiciano, José Pereira, Nilson Pimenta, Olímpio Bezerra, Valdivino Miranda e Valques Rodrigues. A abertura da exposição será no dia 1º de dezembro e se estende até o dia 22 do mesmo mês .
Leia mais...

Espetáculo Madagascar traz dança e teatro infantil para o Cine Teatro Cuiabá

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

Inspirado na animação dos estúdios Disney, o Ópera Ballet apresenta de quinta-feira (25.11) a domingo (28.11), no palco do Cine Teatro Cuiabá, o espetáculo de teatro e dança “Madagascar”.
Leia mais...

Revolta da Chibata completa 100 anos; um dos torturadores era de MT

Publicado em Domingo - 21 de Novembro de 2010 | por João Negrão

A Revolta da Chibata, movimento dos marinheiros brasileiros comandados pelo “Almirante Negro” João Cândido, completa 100 anos nesta segunda (22). Leva esse nome justamente porque os marinheiros, em pleno limiar do século 20, sofriam com um castigo brutal: as chibatadas, nos tempos nefastos da escravidão, findada 22 anos antes.
Leia mais...

Além de Zumbi, outros guerreiros negros lutaram contra a escravidão no país

Publicado em Sábado - 20 de Novembro de 2010 | por GABRIELA ROMEU

Leia mais...

Festival de roda de Cururu e Siriri em Tangará começa nesta sexta-feira

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010

O 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri de Tangará da Serra será realizado neste final de semana, entre os dias 19 e 21. Diversos grupos de cururu e siriri de todo o Estado irão se apresentar durante os três dias no módulo esportivo, localizado próximo a Escola Pública Estadual 13 de maio, no centro da cidade.
Leia mais...

Cine Teatro Cuiabá recebe dois espetáculos neste fim de semana: “Um Reino Não Tão Distante” e “Moulin Rouge”

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010

Depois de três dias de muito ensaio no palco do Cine Teatro Cuiabá, alunos, bailarinos e professores estão prontos para apresentar os dois espetáculos que compõem o XX Espetáculo Anual de Dança da Academia Danç"Art: “Um Reino Não Tão Distante” e “Moulin Rouge”. São ao todo cinco apresentações que acontecem sexta-feira (19.11), sábado (20.11) e domingo (21.11), com horários e elencos diversificados.
Leia mais...

Feira do Livro de Guadalajara terá Participação brasileira vem crescendo

Publicado em Quinta - 18 de Novembro de 2010

A 24ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, que acontece de 27 de novembro a 5 de dezembro, terá estande coletivo do Brasil, com 108 m², organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Apex-Brasil, através do Projeto Setorial Integrado para o Mercado Editorial Brazilian Publishers.
Leia mais...

Festival de roda de Cururu e Siriri em Tangará começa nesta sexta-feira

Publicado em Quarta - 17 de Novembro de 2010

O 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri de Tangará da Serra será realizado neste final de semana, entre os dias 19 e 21. Diversos grupos de cururu e siriri de todo o Estado irão se apresentar durante os três dias no módulo esportivo, localizado próximo a Escola Pública Estadual 13 de maio, no centro da cidade.
Leia mais...

Ritmos dos Tambores leva som de "quilombos contemporâneos de MT"

Publicado em Terça - 16 de Novembro de 2010

Dando continuidade ao MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro o soar do sino da Igreja de São Benedito, já no pôr do sol, representará a percussão vinda das mãos dos escravos negros que construíram a igreja; e as escadarias serão tomadas por pessoas de várias partes do Estado. É o Terceiro Ritmo dos Tambores que promoverá o grande encontro das culturas populares de Mato Grosso.
Leia mais...

Tangará da Serra recebe 1º Festival na Roda do Cururu e Siriri

Publicado em Terça - 16 de Novembro de 2010

A cultura popular mato-grossense, especificamente o Cururu e o Siriri, está se consolidando e conquistando seu espaço, principalmente em cidades ribeirinhas nas quais possuem vários representantes dessas manifestações, como Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. O Festival de Cururu e Siriri contribui muito para o fortalecimento dessa cultura, especialmente em Cuiabá. Entretanto, é necessário disseminar essa cultura para as demais regiões do Estado.
Leia mais...