Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

Chimpanzé com 56 anos dá à luz filhote em zoológico dos EUA

Suzie, uma chimpanzé de 56 anos, deu à luz um filhote no Sunset Zoo em Manhattan, Nova York. O nascimento aconteceu em 18 de agosto de 2010.
Leia mais...
AP

Maré negra: micróbios aceleram biodegradação de petróleo no mar, diz estudo

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

WASHINGTON, 24 Ago 2010 (AFP) -Espécies de micróbios descobertas recentemente devoram mais rapidamente do que o esperado, em mais de 1000 metros de profundidade, o petróleo da maré negra no Golfo do México, segundo um estudo americano publicado nesta terça-feira na edição eletrônica da revista Science.
Leia mais...

Sistema Solar é 2 milhões de anos mais velho do que se pensava

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

A análise dos restos minerais contidos em um meteorito achado no noroeste da África revelou que o Sistema Solar poderia ter se originado quase dois milhões de anos antes do que se pensava até agora, segundo um artigo publicado na revista inglesa "Nature".
Leia mais...
Seti tem telescópios e radares que buscam sinais alienígenas
Seti tem telescópios e radares que buscam sinais alienígenas

Busca por extraterrestres deve começar por inteligência artificial, diz astrônomo

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

Um astrônomo que trabalha em um centro de pesquisa voltado para achar vida fora da Terra disse que a comunidade que procura por extraterrestres deveria voltar suas atenções para "máquinas pensantes".
Leia mais...

Bactérias voltam vivas à Terra após 553 dias no espaço

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

Cientistas levaram para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) bactérias encontradas na região de Beer, na Costa Sul da Inglaterra, e estas sobreviveram por 553 dias do lado de fora da estação, além de voltarem com vida à Terra. A expectativa era de que após pouco mais de um ano todas morressem. As informações são da BBC.
Leia mais...

SP: médicos usarão células-tronco de dentes para tratar córnea

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

Médicos paulistas irão utilizar células-tronco retiradas da polpa de dentes de leite em tratamento de pessoas com alguma lesão na córnea. O Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) começará em setembro a fazer a triagem dos pacientes para aplicar o novo tratamento. A técnica foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e pode ajudar a reconstruir os tecidos da córnea de pessoas que sofreram danos por queimaduras ou doenças genéticas e imunológicas.
Leia mais...

Enzima natural pode ajudar a reduzir dependência de cocaína

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

A inibição de uma enzima produzida de forma natural pelo corpo humano, a ALDH-2, poderia ajudar no tratamento da dependência à cocaína, segundo estudo publicado nesta semana pela revista "Nature Medicine".
Leia mais...

MIT cria técnica para aperfeiçoar cultivo de células-tronco

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

Células-tronco pluripotentes, capazes de geraram qualquer outro tipo de células, agora possuem um nova maneira de serem cultivadas, conforme estudo divulgado por equipe do Instituto Técnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) na próxima edição da revista científica Nature Materials.
Leia mais...

Golfinho faz sexo gay para não perder amigo; veja ranking de animais homossexuais

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

Há casos de homossexualidade por quase todo o reino animal. Desde o livro "Biological Exuberance", publicado em 1999 pelo zoólogo canadense Bruce Bagemihl, o estudo desse tipo de comportamento ganhou projeção dentro das universidades. Os cientistas tentam achar explicações biológicas para isso. À primeira vista, sexo gay pode parecer sem sentido em termos evolutivos. Afinal, trata-se de gastar energia em um comportamento que não leva à reprodução e que, por isso, deveria ter sido eliminado pela seleção natural -- gays não deixam descendentes, afinal.
Leia mais...

USP cria método mais eficaz e barato para identificar cocaína

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

Uma pesquisa desenvolvida na USP resultou em um método preliminar para identificar cocaína. A técnica utiliza recursos eletroquímicos e será útil na área de perícia policial.
Leia mais...