Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011 | por Laís Costa Marques

Obras no Marechal Rondon serão concluídas em 2018

As obras do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, serão concluídas em 2018 e quando o empreendimento for entregue já estará com a estrutura defasada para a demanda. Este cenário é apontado pelo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo os levantamentos, pelo menos desde 2009 o maior aeroporto do Estado opera em situação crítica acima da capacidade de 1,6 milhão de passageiros por ano. Em 2010 foram 2,13 milhões de pessoas em trânsito, superando em 33% a possibilidade de atendimento.
Leia mais...
Projeto prevê ampliação do terminal de embarque e desembarque e alargamento da pista
Projeto prevê ampliação do terminal de embarque e desembarque e alargamento da pista

Governador pode trocar BRT para o sistema VLT

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011 | por Marcos Coutinho

Apesar de os diretores da Agecopa argumentarem que não há tempo hábil para trocar o modelo BRT para o VLT, o governador Silval Barbosa (PMDB) poderá deliberar pela alteração do modal para o sistema de Veículos Leve Sobre Trilhos.
 
Leia mais...

Empresários da Prainha param avenida em protesto contra Agecopa

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011 | por Lucas Bólico

O dia não foi nada fácil para os motoristas de Cuiabá. Após o longo congestionamento causado pela derrubada da torre da TV Rondon, no Bairro Bosque da Saúde, os empresários da Prainha pararam a avenida para protestar contra o que eles chamam de “terrorismo”, que estaria sendo praticado pela Agência de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa).
Leia mais...

Aeroportos não estarão prontos até 2014, alerta Ipea

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011

As obras de ampliação de 9 dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento esportivo, entre eles o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
 
Leia mais...

Aeroporto Marechal Rondon não deve ficar pronto para a Copa, aponta Ipea

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011

Ao menos 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão em obras para a Copa de 2014 não devem estar prontos a tempo de receber o evento. Esta é a conclusão do estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (14). “Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos”, diz a nota.
Leia mais...

Terminais temporários: solução para a Copa do Mundo de 2014?

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011

Tema recorrente na atualidade, as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos, principalmente aquelas consideradas vitais para suportar o aumento dos fluxos de deslocamento de turistas brasileiros e estrangeiros, chamam a atenção pela morosidade. Mesmo com os investimentos anunciados no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), especialistas consideram que o prazo para a conclusão de ampliações, reformas de portos, aeroportos e metrôs e a implantação de sistemas multimodais de transporte é inviável para que tudo esteja pronto no tempo necessário.
Leia mais...

Silval convida Eder para Agecopa e não aceita acúmulo

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011 | por Alline Marques e Lucas Bólico

O governador Silval Barbosa (PMDB) oficializou o convite ao secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, para assumir a presidência da Agência Executora de Projetos da Copa (Agecopa), mas já adiantou que não aceitará o acúmulo de cargos, conforme pretendia o gestor. No entanto, Eder ainda não aceitou o convite e terá até segunda-feira para definir se irá ou não comandar a Agecopa.
Leia mais...
Mauro Mendes se declara surpreso, mas não nega possibilidade
Mauro Mendes se declara surpreso, mas não nega possibilidade

Mauro Mendes seria o presidente da Agecopa

Publicado em Quarta - 13 de Abril de 2011 | por Marcos Lemos

Nem Rodrigo Figueiredo (PP) e nem Eder Moraes (PR), o futuro presidente da Agecopa poderá ser o empresário Mauro Mendes (PSB), candidato derrotado ao governo nas eleições de 2010. Os nomes de Figueiredo, ex-secretário executivo do Ministério das Cidades e hoje assessorando a Subcomissão da Copa e das Olimpíadas no Senado, e de Moraes, atual chefe da Casa Civil do Estado, foram descartados para possibilitar o fechamento de um superacordo, que passa pelas eleições de 2012 e de 2014.
Leia mais...

Silval evita polêmica sobre Agecopa e estuda presidente

Publicado em Terça - 12 de Abril de 2011 | por Alline Marques

O governador Silval Barbosa (PMDB) preferiu não comentar a polêmica da Agecopa (Agência Executora de Projetos da Copa) e disse apenas que deverá nomear um presidente, mas não deu prazo para o anúncio. Também não confirmou a saída do atual presidente, Yenês Magalhães, do cargo.
 
Leia mais...

Agecopa deve acionar MPE para investigar ameaças

Publicado em Quarta - 06 de Abril de 2011 | por Marcos Coutinho

O diretor-presidente interino da Agência Executora de Projetos da Copa (Agecopa), Yenês Magalhães, deverá acionar o Ministério Público do Estado (MPE) e outras entidades para apurar as denúncias feitas pelo deputado José Riva (PP) de que os empresários responsáveis pelo estudo de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) teriam sido ameaçados para desistir do projeto.
Leia mais...