Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2010

Incra repassa mais de 5 milhões de hectares de terras ao ICMBio

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, participou, nesta sexta-feira (27), da solenidade de comemoração do terceiro aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na ocasião, Hackbart anunciou a concessão do Direito Real de Uso, ao ICMBio, de oito áreas de domínio da União, localizadas dentro de Unidades de Conservação na região Amazônica. São, ao todo, 5.521.528 hectares repassados ao órgão ambiental, que poderá, agora, dar continuidade ao trabalho de regularização fundiária na localidade.
Leia mais...

Embrapa Agroenergia demonstra em eventos produção de etanol de 2ª geração

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

A tecnologia do processo de produção do etanol de 2ª geração que utiliza principalmente resíduos agroindustriais como matéria-prima está sendo pesquisada no Brasil e no mundo, buscando viabilizar o aumento da produção desse biocombustível sem degradar o meio ambiente.
Leia mais...

Chamada pública fortalecerá manejo sustentável em assentamentos do Piauí

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

O Serviço Florestal Brasileiro, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), realiza até o dia 12 de setembro o processo seletivo de projetos visando ao fortalecimento do manejo florestal sustentável da Caatinga junto a assentamentos no estado do Piauí.
Leia mais...

Quase tudo pronto para a 10ª ExpoCláudia

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010 | por Deivid Trombetta

O Parque de Exposições Gov. Jayme Campos já está praticamente pronto para receber a  10ª ExpoCláudia – Feira Agropecuária e Industrial de Cláudia – MT –  e 21º Festa do Peão. Os lotes para praça de alimentação já estão locados e este ano contarão com sistema de água individual para evitar problemas.
Leia mais...

Logística será um dos desafios do próximo governo

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

O novo presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, declarou que um dos principais problemas que o próximo governo precisará enfrentar será solucionar o atual gargalo da infraestrutura logística de transporte da produção agrícola. "Chegamos a um ponto crítico. As rodovias estão em péssimo estado de conservação e há estrangulamento nas atividades portuárias" - disse o presidente.
Leia mais...

Ações da União em MT começam para regularizar

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010 | por Alecy Alves

As ações de retomada e regularização de terras públicas da União já começaram no estado de Mato Grosso. Aqui, a estimativa é que mais de 2 milhões de hectares de áreas públicas estão controladas ilicitamente.
Leia mais...

Ourofino inaugura unidade agrícola durante a Expointer 2010

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

Empresa 100% brasileira, a Ourofino Agronegócio promete novidades para o mercado agropecuário durante a Expointer 2010. Em um dos principais eventos do setor na América Latina, o grupo inaugura a Ourofino Agrociência, complexo industrial de defensivos agrícolas, e apresenta novos produtos veterinários, como o revolucionário parasiticida Fluatac Duo.
Leia mais...

Rentabilidade da pecuária reduz

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Laís Costa Marques

A rentabilidade da pecuária não é suficiente para que o produtor faça investimentos e continue a produzir a longo prazo. Esta é a conclusão de um estudo desenvolvido pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) que demonstra que das 17 microrregiões estudadas, apenas 3 conseguem ser remuneradas acima dos custos totais da produção. O estudo inédito no Estado deve ser utilizado como subsídio para capitanear políticas públicas para o segmento.
Leia mais...

MT Regional e Sebrae promovem curso de aproveitamento múltiplo do mel em Sorriso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

A produção de mel em Mato Grosso está em franca expansão. Só para se ter uma ideia, em 2008 foram produzidos no Estado 270 toneladas de mel e em 2009 a produção aumentou para 316 toneladas. Ou seja, um crescimento de 17%, explica o coordenador da cadeia produtiva da Apicultura José Catarino Mendes.
Leia mais...

Senai-Rondonópolis leva ações para feira agroindustrial da região

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis) participará da 14º Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Primavera do Leste (Expoprima), que começa nesta quarta-feira (25) e prossegue até domingo (29), no município. A unidade operacional terá um estande no evento, onde serão expostos projetos e serão realizadas reuniões com empresários e oferecidas duas palestras técnicas ao público. Os visitantes ainda terão oportunidade de participar da oficina ‘Vendo Além dos Olhos’, voltada à inclusão de pessoas com deficiência.
Leia mais...