Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quarta - 10 de Dezembro de 2014 às 10:13
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Ilustração

Em Mato Grosso, o índice de jovens que concluiu o ensino médio está abaixo da média brasileira. O estudo feito pela ONG Todos pela Educação, divulgado na segunda-feira (8), aponta que só 54,3% dos jovens de até 19 anos concluíram o ensino médio no país e, no estado, essa média é menor, de 53%. Uma das alternativas para recuperar o atraso é o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, atualmente 44 mil alunos fora da 'idade ideal' cursam o ensino médio no estado por meio do EJA. Entre os motivos que os afastaram da escola no passado estão dificudades financeiras.

A dona de casa Luciana Gomes Souza Camelo voltou a estudar após quase 15 anos fora da sala de aula. Ela ficou grávida e tinha parado de estudar. Hoje, estuda de manhã, à tarde e à noite. Faz uma força-tarefa para cumprir os três módulos do primeiro ano do ensino médio para correr atrás do tempo que perdeu. Ela disse que pretende fazer faculdade.

A perda de 76% da visão quanto tinha 8 anos fez a estudante Ísis Paes da Cruz perder um ano letivo. Segundo ela, os professores não tinham paciência. Atualmente, ela conta com aulas especiais na sala de recursos e com um computador que amplia as letras para ela enxergar o conteúdo das aulas. Na mesma sala dela estuda Victor Hugo Santana da Silva que nasceu surdo. Ele começou a estudar aos 12 anos. Teve dificuldades de achar uma escola que tivesse intérprete para cursar o ensino médio.

Apenas a partir de 2008 que as escolas públicas de Cuiabá passaram a ter mais recursos para atender os alunos com necessidades especiais.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/99021/visualizar/