Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Esportes
Segunda - 01 de Dezembro de 2014 às 23:27
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Neymar Jr. e Neymar

A NR Sports, empresa criada por Neymar para administrar a carreira do filho, Neymar Jr., agora é responsável por captar patrocínios para o Barcelona no Brasil. O pai do atleta, hoje titular do clube espanhol, conseguiu exclusividade para representar a equipe catalã em negociações com potenciais patrocinadores apenas para o território brasileiro, conforme publicou no site do jogador na manhã desta segunda-feira. Esta representação era desejada por várias agências de marketing esportivo brasileiras, e o pai de Neymar, munido da força política que conquistou desde que seu filho se mudou para o time, deu rasteira na concorrente que estava mais próxima de fechar com os espanhóis, a Traffic.

O Barcelona já tinha uma parceira no Brasil neste ano. Tratava-se da Octagon. A agência teve o direito de representar o time no país por 12 meses, num contrato que expirou em setembro de 2014, mas não conseguiu nenhum patrocinador. Tendo o Brasil sido escolhido pela diretoria do Barça como mercado prioritário, junto com a Ásia, ela passou então a procurar substitutos.

Algumas agências brasileiras conversaram com o Barcelona, representado, para este assunto, por Laurent Collette, chefe de marketing, e Juli Ferré Nadal, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais. A que esteve mais perto de assinar foi a Traffic. No mês de novembro, a agência chegou a organizar um café da manhã no qual convidou cerca de 40 empresas para conhecer o projeto do Barcelona de ter patrocinadoras no Brasil. Collette veio da Espanha para palestrar neste evento e tinha um acordo apalavrado com a Traffic para elegê-la sua parceira no país.

A Traffic, com dois meses de negociações em nome do Barça, sem contrato para representá-lo em definitivo, conseguiu o primeiro negócio. A Baruel, dona da marca Tenys Pé, também patrocinadora de Neymar Jr., tornou-se a primeira patrocinadora do Barça no país num acordo intermediado pela Traffic. Há dois contratos, um entre Baruel e Barcelona, de patrocínio, outro entre Traffic e Barcelona, de representação apenas para esta negociação, ambos assinados na Espanha e a caminho do Brasil neste momento. A ideia da marca de desodorantes para os pés era fazer um anúncio pomposo no início de dezembro. Sendo a primeira a assinar um acordo com o Barcelona no Brasil, ela esperava fazer barulho.

Aí o nome de Neymar apareceu nesta história publicamente. O jornal espanhol Marca publicou que a Tenys Pé se tornara a primeira patrocinadora do Barcelona no Brasil, porém divulgou que a intermediação teria sido feita pela empresa de Neymar. Ao blog, um executivo da Traffic desmentiu a informação. Este primeiro contrato foi fechado pela Traffic, e do segundo em diante a única agência autorizada pelo Barça a representá-lo no Brasil passa a ser a NR Sports. Em sua nota oficial desta segunda, a empresa de Neymar não menciona o acordo com a Baruel exatamente por este motivo.

Para a Baruel, o vazamento da informação estragou o anúncio do patrocínio e irritou seus executivos, entre eles o “pai” da negociação, Daniel Tiraboschi, diretor comercial da empresa.

O blog procurou o pai de Neymar no último domingo para esclarecer alguns detalhes da parceria com o Barcelona. Em mensagem de texto enviada pelo celular, perguntei quais eram duração e abrangência da representação obtida, quais serão os executivos no Brasil que comandarão as negociações de patrocínio, se havia influência neste acordo da proximidade gerada com a cúpula do Barcelona por causa da transferência de Neymar, se já há negociações em andamento com possíveis patrocinadoras e se empresas que compraram os direitos de imagem de Neymar Jr. são alvos mais “fáceis”.

A mensagem foi lida, porém não respondida.





Fonte: Globo Esporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/98695/visualizar/