Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Quinta - 27 de Novembro de 2014 às 15:59
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O período de vacinação de animais contra a febre aftosa nas áreas de planalto em Mato Grosso termina na segunda-feira (30). A comunicação da vacinação desses animais deve ser feita até o dia 10 de dezembro. Já no Pantanal mato-grossense, a vacinação e a comunicação podem ser feitas até o dia 15 de dezembro. Até o final da campanha, mais de 28 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser imunizados.

Vacinação bovina febre aftosa em Mato Grosso (Foto: Reprodução/TVCA)Vacinação de animais contra febre aftosa devem
ser feitas até dia 30/11 em áreas de planalto em
Mato Grosso (Foto: Reprodução/TVCA)

Nesta segunda etapa realizada no estado, devem ser vacinados animais de todas as idades.

Ao fim do período de vacinação, o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari avalia a adesão dos pecuaristas do estado como positiva. “Sabemos do comprometimento dos pecuaristas de Mato Grosso com a vacinação contra a febre aftosa porque é ela que possibilita que tenhamos acesso a mercados como Mato Grosso tem, exportamos a mais de 80 países”, afirma.

Segundo ele, existe hoje um serviço de defesa bem estruturado graças a uma parceria entre os produtores, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e Governo Federal, por meio da superintendência do Ministério da Agricultura. “Esse trabalho em conjunto é que faz com que tenhamos mais de 99% de vacinação espontânea no estado”, diz.

“Acredito que vamos manter o índice de vacinação dos anos anteriores, com mais de 99% do rebanho imunizado. Mato Grosso está livre da febre aftosa há 18 anos. Os produtores já estão conscientes da importância da imunização para mantermos a sanidade animal no estado”, destaca a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz.

Os produtores que não realizarem a vacinação do rebanho dentro do prazo determinado sofreram sanções. Além da multa de 2,25 UPFs por cabeça, ou R$ 230,28, o produtor deverá solicitar autorização do Indea para efetuar a compra da vacina. Os animais deverão ser vacinados dentro do prazo de 72 horas.

Brucelose

Fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de vida precisam ser vacinadas contra a brucelose. A segunda etapa da vacina e a comunicação vão até o dia 31 de dezembro. A vacinação precisa ser feita uma única vez. É proibida a vacinação de machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses.

As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cabeça.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/98568/visualizar/