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Tecnologia
Sexta - 27 de Junho de 2014 às 23:50
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

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Você chega ao saguão do aeroporto e o seu celular vibra. Você acaba de receber uma mensagem da companhia aérea informando o número do balcão onde você deve fazer o check-in. Ao terminá-lo, o celular recebe informações de confirmação de vôo, o tempo estimado para o embarque e o número do portão. Caso aconteçam mudanças no horário do voo ou no portão de embarque, novamente seu celular irá vibrar. Tudo isso, automaticamente, graças ao uso da tecnologia iBeacon nos aeroportos.


Um projeto piloto já está em andamento com a American Airlines no Dallas Forth Worth International Aiport (DFW). A companhia aérea é uma das primeiras no mundo a usar o Common-use Beacon Registry, produto da SITA, especializada em soluções de TI para o transporte aéreo.

Introduzida junto com iOS 7, a iBeacon é a resposta da Apple ao NFC. Usa o padrão Bluetooth 4.0 LE para mapear a localização dos usuários. Mas ao contrário do NFC, dispensa a aproximação física dos aparelhos (de menos de 4 cm) para o enviar de notificações. Basta que o usuário esteja dentro do raio de ação dos sensores espalhados no ambiente, alguns metros distantes uns dos outros, e tenha instalado aplicativos disponibilizados pelas marcas ou estabelecimentos, autorizados a se comunicarem com o dispositivo móveis _ aparelhos iOS 7 (iPhone 4s, 5, 5s, 5c, iPad 3, 4, Air, mini, mini Retina e iPod touch de 5ª geração) e qualquer smartphone com Android 4.3 ou superior.
“Nós lançamos a tecnologia Beacon da SITA para oferecer à indústria um único ponto de contato para uso comum beacons implementado em qualquer aeroporto do mundo. Com ele, aeroportos podem controlar e compartilhar os dados-meta e as companhias aéreas e seus parceiros comerciais informações precisas e relevantes para os passageiros, incluindo promoções”, explica Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA.

Os sistemas da SITA são usados em mais de 525 aeroportos no mundo. O programa-piloto no Aeroporto Internacional de Worth Dallas/Fort (DFW) é o maior do mundo em implantação de beacons. A American Airlines planeja lançar o programa para usuários em determinadas rotas e aeroportos da América do Norte. “A tecnologia Beacons fornece uma oportunidade fantástica para aprimorar a experiência do passageiro, mas para isso deve ser implantada de forma consistente em todos os aeroportos”, afirma Phil Easter, diretor de aplicativos de dispositivos móveis da American Airlines.

Uma API está disponível para desenvolvedores de aplicativos que desejem utilizar o sistema da SITA para criar apps relacionados a viagens.

Richard Branson certamente tem algo em mente nesse sentido para os passageiros da Virgin Atlantic. A companhia também está trabalhando em um sistema baseado na iBeacon, usando nessa fase de testes a infraestrutura instalada no Aeroporto Heathrow de Londres (LHR). Um dos principais usos a ser considerado é o acompanhamento de bagagem, que normalmente é um aborrecimento nos aeroportos. Beacons ligados à etiqueta de bagagem poderiam ajuda o passageiro acompanhar o trajeto e saber quando e onde para pegá-las.

“Por equnato estamos explorando superficialmente as vantagens que esta tecnologia pode oferecer aos nossos clientes. No futuro, esperamos personalizar ainda mais as ofertas aos passageiros, com notificações sobre a possibilidade de upgrades a partir dos programas de fidelidade”, disse ao E&T Reuben Arnold, diretor de engajamento da Virgin Atlantic.

Será a primeira vez que a tecnologia iBeacon será aplicada em grande escala no Reino Unido.

O rastreamento de bagagens via iBeacon já é especialidade da Calypso Crystal, criadora da etiqueta de identificação CalypsoTag, disponível para venda no site da empresa. O sensor iBeacon presente na etiqueta informa sobre sua presença da mala na esteira.




Fonte: R7

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