Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Sexta - 27 de Junho de 2014 às 02:04
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) mostram que, apesar do aumento do número de pessoas circulando pelas ruas da cidade durante o período dos jogos da Copa do Mundo, houve redução no número de crimes em Cuiabá. Entre o dia 12 e 25 deste mês, um dia antes e um dia depois do mundial, houve queda de 26% na criminalidade em comparação ao mesmo período do ano passado.

A preocupação agora é se, sem os agentes das Forças Armadas nas ruas, os crimes venham a aumentar na cidade. Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o ideal seria manter o policiamento, mas enfatizou que o governo irá ampliar a segurança a partir da nomeação de 2.100 policiais militares. "Eles vão para a academia de polícia e acredito que até as eleições já estejam trabalhando", afirmou.

+ DA COPA

Tudo sobre as cidades-sede e os jogos

cobertura completa

tabela e jogos

brasil visto de fora

o dia na copa

além da copa, teve isto

guia das cidades-sede

O clima de festa contribuiu para a redução dos crimes de lesão corporal. No ano passado, foram registradas 163 queixas à polícia desse tipo de crime e, neste ano, esse número caiu para 130. Com mais policiais nas ruas, também caiu quase pela metade os crimes de depredação, dano ao patrimônio e desacato. De 110, reduziu para 64 este ano.

Até os casos de uso ilíticito de drogas tiveram queda. No ano passado, foram registrados 42 e neste ano, 27. Contudo, a quantidade de homicídios nos dois períodos foi idêntica. Oito pessoas foram assassinadas nos períodos. Contrariando a estatística, o número de roubos aumentou em 2014. No ano passado, foram 179 roubos e neste ano, 198.

Confome a secretaria, a maioria dos crimes ocorreu nos bairros distantes da Arena Pantanal, estádio que sediou os quatro jogos da Copa em Cuiabá. Mais de 3 mil agentes de segurança, incluindo 1.600 das Forças Armadas, da qual fazem parte o Exército Brasileiro, a Marinha e a Aeronáutica, atuaram na segurança da cidade, principalmente nos locais de maior concentração de pessoas.

Nada mudou

Ao contrário de Cuiabá, Várzea Grande, região metropolitana da capital, teve mais homicídios durante a Copa do Mundo do que no ano passado, quando foram registrados quatro assassinatos. Nos últimos 15 dias, nove pessoas foram mortas na cidade. Também aumentou o número de lesão corporal e ameaça. A única queda foi no crime de danos.

Ocorrências na Arena Pantanal

No entorno da Arena Pantanal, dois cambistas foram detidos vendendo ingressos. Eles foram autuados e liberados após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ainda na parte externa, um brasileiro e um colombiano tiveram os ingressos para o jogo furtados.

Dentro do estádio, um japonês foi detido por desacatar um policial civil. Ele tentou entrar com um megafone no local e se revoltou ao ser barrado na catraca. Além disso, duas pessoas registraram queixa por furto. Uma das vítimas era funcionário de um restaurante que funciona dentro do estádio e alegou ter a bolsa furtada.

Dois torcedores tentaram entrar no estádio sem pagar. Eles estavam na carroceria de um caminhão de uma prestadora de serviço e foram flagrados por um raio-X instalado no local. A imagem foi disponibilidade pela secretaria de Segurança nesta quinta-feira (26).

Vistoria

Antes de cada um dos quatro jogos, a Arena Pantanal foi vasculhadas por policiais federais para retirar qualquer artefato que pudesse representar ameaça aos torcedores durante as partidas. Cada vistoria, demorou em média seis horas, segundo o delegado da Polícia Federal, Diógenes Curado. Os hotéis onde os jogadores das oito seleções ficaram hospedados também foram revistados antes da chegada deles.

Além das tropas de Mato Grosso e outros estados, policiais do Chile, Rússia, Colômbia, Japão e Nigéria também estiveram em Cuiabá para escoltar as delegações das seleções dos respectivos países.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/97665/visualizar/