Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Tecnologia
Quinta - 05 de Junho de 2014 às 20:39
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


ZapZap e WhatsApp alimentam sua base de contatos utilizando os telefones gravados na agenda do aparelho. Isso faz com que seja obrigatório ter o número de alguém para poder conversar, o que traz vantagens – não precisa logar com e-mail – e desvantagens – não há lista de contatos online, como no Facebook. popular em duas semanas, o ZapZap já foi baixado quase meio milhão de vezes, impulsionado pelo buzz que seu lançamento gerou e, é claro, pelos recursos que traz, todos baseados no app de código aberto Telegram. Mas, apesar do sucesso, será que o WhatsApp brasileiro consegue realmente competir de frente com a versão real? Veja o comparativo que o TechTudo preparou e confira se o ZapZap deve algo ao WhatsApp, mensageiro mais popular do país.

ZapZap e WhatsApp alimentam sua base de contatos utilizando os telefones gravados na agenda do aparelho. Isso faz com que seja obrigatório ter o número de alguém para poder conversar, o que traz vantagens – não precisa logar com e-mail – e desvantagens – não há lista de contatos online, como no Facebook.

Nesse quesito, o ZapZap leva vantagem. Apesar de o WhatsApp suportar envio de fotos, vídeos, localização, contato e áudio, o app brasileiro é superior pois permite que seus usuários compartilhem qualquer arquivo gravado na memória do aparelho.

Dessa forma, a única exigência para compartilhar algo no ZapZap é que o destinatário tenha um app adequado para abrir o arquivo, como um leitor de PDF, por exemplo. O recurso pode ser muito útil no ambiente de trabalho, meio em que o próprio WhatsApp ganhou muito espaço nos últimos anos.

Emoticons – Empate

Em termos de emoticons, aquelas carinhas e pequenos ícones que expressam emoções do usuário, há novo empate. WhatsApp e ZapZap oferecem o mesmo conjunto de opções agrupadas nas mesmas cinco categorias. Ambos são igualmente bons nesse recurso, não havendo nada que os diferencie.

Visual – WhatsApp

Assim como no Telegram, sua versão customizada ZapZap traz praticamente o mesmo design utilizado no WhatsApp. As únicas diferenças estão na paleta de cores de cada aplicativo, e o papel de parede padrão do ZapZap, que remete ao Brasil – mas pode ser trocado a qualquer momento.

O desempate, portanto, fica por conta dos banners publicitários do ZapZap. Embora não sejam tão invasivos, eles deixam o aplicativo com aparência menos agradável do que seu concorrente, que garante que nunca exibirá anúncios.

Personalização – Empate

O ZapZap, assim como o Telegram, se iguala ao WhatsApp também nas opções de personalização. Elas não são muitas, se limitando à troca do papel de parede das conversas por qualquer uma armazenada no smartphone.
A única diferença entre os dois está na fonte. O WhatsApp exige o download de um app à parte que oferece opções de imagens, enquanto o Telegram as disponibiliza já dentro do mesmo app.

Ligações – Empate
ZapZap e WhatsApp empatam de novo, porém nivelando por baixo. Isso porque ambos não suportam chamadas de voz aos contatos via Internet, se limitando a envio de arquivos de áudio gravados – esse recurso, aliás, funciona da mesma forma nos dois apps. O WhatsApp prometeu que as ligações passarão a integrar o conjunto de funções do mensageiro, mas, enquanto o recurso não sai, o empate fica estabelecido.

Custo – ZapZap

WhatsApp é gratuito durante os primeiros meses de uso, período após o qual é cobrada uma taxa de R$ 2,24 anuais para continuar usando. Segundo os criadores, o objetivo é mantê-lo sem anúncios, o que foi reafirmado pelo Facebook após a compra selada em fevereiro.
No entanto, o ZapZap segue a mesma ideia do Telegram e promete não cobrar nada dos usuários. Em contrapartida, o mensageiro brasileiro exibe anúncios como forma de monetizar o programa. Apesar de incomodar alguns usuários, a garantia de gratuidade pode valer a pena.
Plataformas – WhatsApp

Um dos grandes atrativos do ZapZap frente ao concorrente é sua habilidade de rodar no navegador, recurso que permite mandar e receber mensagens no computador. Porém, ZapZap ainda não tem versões para iOS ou Windows Phone, o que deixa o WhatsApp em ampla vantagem nos dispositivos móveis. A boa notícia é que o ZapZap deverá chegar no iPhone no final de junho, e no Windows Phone nos meses seguintes, ainda em 2014.
Conclusão – WhatsApp
Apesar de estar há mais tempo no mercado, WhatsApp perde para o ZapZap em termos de recursos em geral, como a habilidade de trocar qualquer tipo de arquivo com os contatos ou o acesso via navegador. Além disso, ZapZap usa a nuvem do Telegram para permitir chat criptografado, dedicado a quem não deseja ter suas mensagens interceptadas.
No entanto, a versão brasileira ainda não chega nem perto dos mais de meio bilhão de usuários ativos no WhatsApp. Com menos de meio milhão de downloads e 200 mil usuários ativos, o ZapZap ainda dificulta a troca de mensagens com boa parte dos contatos da agenda. Dessa forma, apesar de obterem os mesmos 6 pontos no comparativo, o número de usuários se tornou o desempate.





Fonte: Techtudo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/97335/visualizar/