Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quarta - 28 de Maio de 2014 às 08:30
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O Conselho Universitário da Unemat (Consuni) aprovou em sessão realizada na tarde desta terça-feira (27) a data de 10 de junho para que as eleições que escolherão o novo reitor e vice-reitor da instituição ocorram. Na oportunidade também foi formada uma nova comissão eleitoral que é presidida pelo professor Anderson Marques do Amaral.

Além da aprovação da data para as eleições, os conselheiros também deliberaram sobre os pontos da decisão judicial que suspendeu o processo eleitoral que ocorreria no dia 20 de maio. Os pontos apontados pela 4ª Vara Judicial de Cáceres que precisavam de revisões foram atendidos pelos conselheiros, como a homologação da suspensão do processo eleitoral, a constituição de uma nova comissão eleitoral composta por 10 membros e respeitando os percentuais de 70% de membros docentes, 20% de servidores técnico-administrativos e 10% de representação discente, bem como a formação do colégio eleitoral.

Assim que eleita a comissão eleitoral se reuniu e deliberou sobre a presidência da mesma e sobre os demais pontos da decisão que foram submetidos a aprovação dos membros do Consuni. Entre os pontos discutidos está o de fazer cumprir a decisão judicial em que serão excluídos os professores interinos e servidores cedidos para a Unemat dos membros do colégio eleitoral com direito a voto. Esses pontos, bem como a data da eleição sugerida pela comissão e aprovada pela maioria absoluta dos conselheiros presentes, com uma única abstenção registrada, serão especificados em um edital complementar a ser publicado pela comissão eleitoral.

O presidente da nova comissão, professor Anderson Marques do Amaral, falou aos conselheiros que a comissão decidiu homologar todos os atos anteriores considerados válidos pela justiça editados pela comissão central anterior, devendo ser revisto no novo edital somente os pontos apontados na decisão judicial. Ele lembrou ainda que a nova comissão tem um papel primordial que é o de dar legalidade e legitimidade ao processo eleitoral independentemente do resultado da eleição.

Para o reitor da Unemat, professor Dionei da Silva, os membros do Conselho Universitário e a comunidade acadêmica que acompanharam a sessão mostraram maturidade ao demonstrar respeito pela instituição e pelas pessoas.

A decisão do Consuni, assinada em ata pelos conselheiros será encaminhada para a 4ª Vara judicial de Cáceres, ao Tribunal de Justiça e também ao Ministério Público Estadual como prova do cumprimento das decisões apontadas.





Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/97213/visualizar/