Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 15 de Maio de 2014 às 01:16
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Uma enorme camada de gelo da Antártida Ocidental está derretendo de forma irreparável, alertam cientistas. De acordo com novos estudos, cientistas explicam que isso significa a elevação do nível do mar ainda maior do que eles imaginavam.


De acordo com o Huffington Post, os resultados não serão sentidos em breve. Para cientistas, o problema seria desencadeado em centenas de anos. Porém, durante esse tempo, o derretimento poderia aumentar de 1,21 a 3,65 metros (de quatro a 12 pés) o nível do mar.

Um estudo da NASA, que analisa o local há mais de 40 anos e o considera como “ponto fraco da Antártida Ocidental” aponta que o derretimento está acontecendo mais rápido do que os cientistas previram.

Ian Joughin, glaciologista da Universidade de Washington afirmou que o derretimento está acontecendo de forma muito ágil. “Nós estamos testemunhando os estágios iniciais”.

Ameaça global: qualidade do ar piora nas grandes cidades, diz Organização Mundial da Saúde

Aquecimento global pode ter consequências catastróficas em todo o mundo

Em entrevista coletiva na última segunda-feira (12), pesquisadores disseram que é provável que, por causa do aquecimento global provocado pelo homem, os ventos da Antártida mudaram e a água aqueceu no local, o que age diretamente no derretimento.

Para o líder das pesquisas e glaciologista da NASA, Eric Rignot, limitar as emissões de combustíveis fósseis para reduzir a mudança climática provavelmente não vai deter o derretimento, mas pode diminuir a velocidade do problema.

Rignot também afirmou que a “linha de terra” que era considerada uma barragem que impedia o avanço do mar tem sido violada.





Fonte: DO R 7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/96801/visualizar/