Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Março de 2014 às 19:20

    Imprimir


Após um pedido especial do prefeito Percival Muniz, o secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, vai instaurar nos próximos 30 dias uma força- tarefa que promete ter tolerância zero contra a água servida e as ligações clandestinas de esgoto em Rondonópolis. O trabalho foi oficialmente lançado em uma reunião de planejamento, na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma, localizada na Vila Goulart. Os fiscais da pasta terão o reforço da Vigilância Sanitária do Município e da Polícia Militar Ambiental, que destinará ao menos um homem para cada visita do grupo.

Em meio a conversa deste início de semana com o grupo de trabalho, Lindomar falou de problemas crônicos causados por água servida que a Semma conseguiu resolver no ano passado. “Solucionamos uma situação por meio de uma medida judicial na Avenida Arapongas, às margens da BR 364, em que uma água servida que saía do Sesi/Senai estava arrebentando com o asfalto daquele trecho na rua lateral da própria sede da instituição. Foi feito um trabalho interno por eles que solucionou o problema. 

O mesmo ocorria na Avenida Amazonas, de uma água que vinha do Cisc e foi sanado. Outra situação bastante conhecida pela população era uma série de buracos, criada pela força da água na José Pinto e na Ari Coelho, próximo a rotatória da Anhanguera. Nossa equipe constatou que esta água servida vinha de estabelecimentos comerciais da Fernando Correa. Todos foram notificados e obrigados a solucionar a situação”, afiançou Alves.

Quanto a ligações clandestinas residenciais em locais onde já foi feita uma rede condominial de esgoto, mas ainda não instalado troncos coletores e elevatórios que permitiriam a ligação da rede, o secretário Lindomar alertou que existem pontos críticos para serem ‘atacados’. “Temos uma situação preocupante no Conjunto São José. As ligações irregulares dali estouram lá no Dinalva Muniz, que é região mais baixa. Coisa parecida ocorre na Vila Cardoso e no Nilmara”, salientou o titular da Semma.

De acordo com a metodologia repassada por Lindomar, a ação da Força-Tarefa irá proceder com a notificação primária de moradores e empresários flagrados em condutas irregulares. Passados sete dias e nenhuma iniciativa tomada pela parte fiscalizada, será lavrado o auto de infração e posteriormente o de interdição da tubulação irregular. “A Coder será uma parceria e faremos a vedação do cano por onde sai a água servida”, informou Lindomar.

Quanto a água de lavagem de calçada e o esvaziamento das piscinas, Lindomar ressalta que serão feitas abordagens individuais de conscientização. “Temos empresas capacitadas na cidade para fazer o tratamento da água da piscina, o que permite que não se troque semanalmente esta água. Instituições e residências estão alagando nossas ruas com esta conduta, além do desperdício causado na lavagem das calçadas que se somam formando poças e danificando o asfalto. Se não houver uma mudança em cada lar para juntar-se ao nosso trabalho de fiscalização em lava-jatos, oficinas e demais estabelecimentos que atuam na irregularidade, não vamos conseguir acabar com o problema dos buracos. Tapa hoje e amanhã está do mesmo jeito”, falou.

Em um conversa recente que teve com o prefeito, Lindomar disse que Percival cobrou que não se afrouxe a fiscalização nem mesmo em casos de água servida vinda de órgãos públicos, principalmente se for municipal. “Percival foi claro: o exemplo tem de começar em casa. Vamos notificar e o secretário responsável vai ter de resolver”, finalizou.






Fonte: PREFEITURA DE RONDONÓPOLIS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/94849/visualizar/