Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


 Em participação no programa O Povo no Rádio nesta 6ª-feira (15), o Dr. José Gomes, médico PhD, Especialista em Urologia destacou que no caso dos homens, o câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata, perdendo apenas para o tumor de pulmão. “Existe muito mais câncer de próstata do que se imagina. Nós não sabemos ainda a origem precisa desta doença, apesar de termos uma ideia razoável que sejam alterações do ponto de vista genético”, explicou.
 
 
O médico voltou a lembrar que o PSA é o exame indicado como passo inicial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na opinião do Dr. José Gomes, o exame de toque retal é de relativa inutilidade e acaba afastando os homens dos consultórios médicos. Ele explicou ainda que o tumor que ainda está dentro da próstata, quando tratado com cirurgia ou radioterapia, pode ser curado em 93% dos casos e é a cirurgia o tratamento melhor indicado, independente da idade do paciente. “Se ele não tem patologias graves associadas ao câncer de próstata, o tratamento cirúrgico é o que lhe dá melhor resultado”, afirmou.
 
 
Mas, existem outros tratamentos. “Em algumas situações, pode-se apenas observar. É o caso de pacientes com mais de 65 anos, que apresentem tumores menos agressivos, porque os tumores de próstata em pacientes com mais idade evoluem de modo menos agressivo”, explicou Dr. José.
 
 
O tratamento radioterápico é a segunda melhor opção dentro dos protocolos adotados por instituições americanas e europeias segundo o médico. “A radioterapia deve ser indicada aos pacientes que, primeiro, não querem se operar. Segundo, tenham patologias que são mais importantes que o próprio câncer, como casos de diabetes severa, obesidade, dificuldades de locomoção ou hipertensão arterial importante ou patologias cardíacas severas. Estes pacientes podem ser submetidos à radioterapia”, explicou.
 
 
O médico destacou ainda que a radioterapia é considerada por ele um tratamento de segunda linha porque pode agir de forma ‘seletiva’ sobre as células, criando resistência ao tratamento. “Quando isto acontece pode-se ter no futuro tumores ainda mais agressivos e de difícil tratamento. Quando isto acontece, temos duas condutas a serem seguidas: uma é a cirurgia de retirada daquela próstata queimada com radioterapia. É uma cirurgia de maior risco, um tanto quanto difícil de ser realizada. A outra conduta é a crio terapia, que tem sido usada atualmente no Detroit Medical Center. É uma solução para os pacientes em que houve falência do tratamento radioterápico”, explicou.
 
 
“Estes tipos de tratamento, radioterapia, crio terapia, costumo dizer que põe o paciente ‘dormindo com o inimigo’, porque não se tem certeza de que o tratamento foi efetivo”, destacou Dr. José Gomes.
 
 
O médico voltou a destacar que o mais importante é fazer a prevenção, realizando os exames de PSA a partir dos 45 anos para a média geral dos homens, e quando houver casos de câncer de próstata na família, bem como para afrodescendentes, a partir dos 40 anos de idade. Segundo ele, o câncer de próstata é uma doença para ser diagnosticada e tratada no início.


Médico PhD Dr.José Gomes em entrevista nos estúdios da Rádio Pioneira.
Médico PhD Dr.José Gomes em entrevista nos estúdios da Rádio Pioneira.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90711/visualizar/