Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


 Mato Grosso contabilizou 9.875 veículos emplacados no mês de setembro. O número registra queda de 6,1% comparado ao mês anterior, quando foram comercializados 10.522 veículos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento significativo de 17,5% nas vendas, que registraram apenas 8.398 emplacamentos em 2012.
 
Para o presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), Manoel Guedes, a queda nas vendas em relação ao mês de agosto teve a influência de recentes acontecimentos, como é o caso da greve bancária.
 
“O consumidor está encontrando dificuldades nos financiamentos em razão da greve dos bancários, e também porque os próprios bancos estão mais seletivos na análise de cadastros. Outro ponto que é importante destacar é que esse mesmo consumidor também tem agido com mais moderação, evitando assim o endividamento”, pontuou o presidente.
 
O balanço mensal da Fenabrave-MT revelou que no acumulado do ano, o Estado ainda segue positivo 5,9% em relação ao ano anterior. Até o momento, 90.048 emplacamentos foram registrados, contra 84.998 do ano de 2012.
 
O segmento que apresentou aumento nas vendas foi o de comercial leve (caminhonetes), com 1.829 veículos vendidos em setembro, contra 1.783 em agosto. A alta registrada foi de 2,5%. Para Guedes, o agronegócio é o grande responsável pelo crescimento. “Os números refletem a demanda das fazendas e de todo o setor de agronegócio que impulsiona o país e principalmente Mato Grosso”.
Apesar dos números negativos que registraram retração de 9,8%, os automóveis ainda continuam sendo o segmento com maior número de vendas, totalizando 3.538 unidades emplacadas em setembro contra 3.926 do mês anterior.
 
“O automóvel ainda é o grande sonho do brasileiro, tanto em relação à compra do primeiro carro, quanto a troca do veículo usado pelo novo”, pontuou Guedes.
 
Em contrapartida, as motos continuam apresentando baixos números de vendas. Em setembro 3.986 motocicletas foram vendidas contra 4.380 em agosto, fechando o mês com retração de 9%.
Cuiabá segue na liderança das cidades mato-grossenses que mais comercializaram veículos em setembro. Ao todo, 2.815 unidades foram emplacadas, número considerado baixo 3,6% em relação a agosto, que contabilizou 2.921 vendas.
 
A Cidade Industrial também não tem registrado bons números. Em setembro apenas 851 veículos foram emplacados, contra 931 em agosto. Mas a maior queda foi apontada na cidade de Sorriso, com retração de 21,8%. Em setembro o município emplacou 265 veículos, contra 339 unidades em agosto.
“Várzea Grande está passando por diversas interdições geradas pelas obras do VLT na principal via da cidade, onde se concentram quase que 100 % dos concessionários de veículos. Já em Sorriso, as preparações para o plantio da nova safra estão fazendo vendas recuarem”, concluiu o presidente da Fenabrave-MT.
 
NACIONAL
 
A média nacional também registrou queda de 5,8%. Ao todo 309.879 veículos foram emplacados em todo o país no mês de setembro. Já em agosto, 329.202 unidades foram comercializadas. O acumulado do ano soma 2.780.330 de veículos vendidos.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90708/visualizar/