Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00
Por: Priscilla Vilela

    Imprimir


A aprovação do texto do Novo Código Florestal gera uma expectativa em Mato Grosso - que mesmo apontado como um dos maiores desmatadores do país no mês de abril - pode se tornar o primeiro estado a se regularizar ambientalmente. A afirmação foi dada pelo deputado Homero pereira (PR), vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que afirmou que essa posição pode ser alcançada graças a outros investimentos políticos ambientais já firmados no estado.

O patamar, segundo o deputado, é resultado da somatória de programas como o MT Legal, que se transformará no Programa de Regularização Ambiental (PRA), o zonemento – aprovado e sancionado pelo governo do estado, e o novo Código Florestal. Entre os trabalhos já realizados, o deputado afirma que o MT Legal está cobrindo a lacuna deixada pelo governo federal quanto à aquisição de produtores regularizados.

Esse avanço, entretanto, está no aguardo da aprovação do texto por Dilma Rousseff, que declarou que não pode aprovar um código que dê espaço a quem está desmatando de forma ilegal. Porém, segundo Homero pereira, a presidenta está totalmente equivocada e afirma que se for possível, o texto será trabalhado de forma que se torne ‘sancionável’. “Se o assunto é polêmico vamos fazer um acordo sobre ele”, afirma.

O código antigo ainda está valendo, e as prerrogativas do novo somente serão validadas assim que o texto for definitivamente aprovado. Enquanto isso, para que os produtores que ainda seguem na ilegalidade não sejam punidos, a bancada pede a Dilma que seja prorrogado o período de tolerância na transição para regularização na produção, a seguir o exemplo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos que fazer uma defesa inteligente”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90661/visualizar/