Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


A Polícia Federal e a Receita Federal realizam operação nesta quinta-feira com o objetivo de desarticular um suposto esquema de sonegação fiscal, crimes contra o sistema e corrupção de agentes públicos.

De acordo com os órgãos, dirigentes da Federação Cearense de Automobilismo e grandes grupos empresariais do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro participavam do esquema de formação de "caixa dois". O dinheiro, de acordo com a Receita, era utilizado para corrupção de funcionários públicos, sonegação fiscal e crime de evasão de divisas.

Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão temporária e 32 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. As buscas acontecem em residências de investigados, sedes de empresas e da entidade recreativa.

Participam da ação 160 policiais federais e 65 auditores da Receita Federal, nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A Operação Podium é resultado, segundo a PF, de dois anos de investigações. Foi descoberto que a federação foi utilizada como depositária de recursos da ordem de R$ 35 milhões, provenientes do caixa de empresas, entre 2005 e 2008. As transações eram feitas sob o falso pretexto de patrocínio ao ex-presidente da entidade recreativa. Os valores retornavam para as empresas e eram usados para pagamento de propinas ou evasão de divisas.

Os investigados poderão responder por crimes de quadrilha ou bando, contra a ordem tributária, contra o sistema financeiro, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A Receita Federal estima que o esquema investigado tenha movimentado aproximadamente R$ 50 milhões.

A Folha tentou entrar em contato com a Federação Cearense de Automobilismo, mas a funcionária que atendeu o telefone disse que não havia ninguém no local que pudesse falar sobre o caso. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90640/visualizar/