Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Segunda - 30 de Novembro de -0001 às 00:00

    Imprimir


Bandeiras de luta em prol dos trabalhadores rurais, da saúde, do turismo  e dos esportes radicais. Aos 49 anos, Valdizete Nogueira caminha o passo a passo de uma extensa trajetória política. Ex-prefeito de Jaciara, cidade onde nasceu, ele concorre hoje pelo PP a uma das vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Valdizete iniciou sua vida pública através dos movimentos sociais, ainda na ditadura militar, no início da redemocratização e não parou mais. Frente ao trabalhadores rurais de Jaciara, ele emplacou a luta pelos pequenos produtores e defendia a melhoria da qualidade de vida, condições de trabalho e o fim da situação análoga à escravidão. Com isso, o reconhecimento veio nas urnas e foi eleito vereador de Jaciara, onde esteve até 1996.

Com a demonstração de um trabalho competente,  Valdizete seguiu sua luta pela igualdade como diretor administrativo do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), a convite de Chico Daltro, então Secretário de Agricultura.

Durante os cinco anos que esteve no órgão, Nogueira teve seu trabalho empenhado na regularização fundiária o que incluiu o Pantanal, ainda sob a lei da lei das Sesmarias. A antiga área não tinha documentação em suas terras consideradas devolutas e foi feita, sem custo nenhum, a medição e sequencialmente a regularização .  

Mas, através do Intermat, Valdizete estendeu a ação em mais de três mil escrituras para área urbana. Em exemplo dessa realização é quando antigamente existia os Conjuntos Habitacionais (Cohab) que não tinham titulação e foram entregues mais de 10 mil títulos.

Candidato a deputado estadual e pai de três filhas, o mato-grossense também tem engajamento na saúde e quando foi prefeito, entre 2000 e 2004, construiu cinco Postos de Saúde da Família (Psfs) e preparou  um hospital de 40 leitos para Jaciara. Além disso, sua gestão teve um olhar aos jovens e ao fomento do turismo e Jaciara ficou conhecida pelas belezas naturais e pelos esportes radicais, dando continuidade a identidade que já surgia da cidade.

Entre Cuiabá e Rondonópolis, a cidade está estrategicamente posicionada no mapa de Mato Grosso, mas precisava de uma estrada de aproximadamente 13 quilômetros para dar acesso ao circuito das águas. Essa conquista veio junto a gestão do então governador Blairo Maggi, no começo de seu primeiro mandato. Com o cartão postal da cidade em plena atividade,  o caminho seguinte trouxe artistas nacionais como Zé Ramalho, Roupa Nova e banda Cheiro de Amor, além de ter sido cenário de um dos mais bonitos clipes de Vanessa Camargo.

Valdizete não se cansa de repetir que o homem do campo precisa ter condições de moradia e qualidade de vida, para que consiga permanecer e criar os filhos. Ele ainda lembrou que viu muitas “pocilgas” que serviam de moradia e que a briga foi acirrada para conseguir transformar as condições dessa classe em mais digna. Em 1991, muitos trabalhadores saíram das fazendas e alugaram suas casas em Jaciara e a consequencia foi o fomento da economia, que imediatamente teve 15 mercados abertos para os novos consumidores, além da arrecadação de alugueis, contas de energia e água.

Na década de 80, com o parceiro Chico Daltro, a ousadia junto do atual candidato a vice-governador,  na época gerente da Caixa Econômica Federal, foi em  articular a construção de conjuntos habitacionais que ninguém acreditava. Hoje são o Ipanema, Jardim Aurora , Jardim Aeroporto que depois de um tempo tiveram um incremento em sua valorização no mercado.

Como parlamentar, Valdizete permanecerá na luta que galgou desde jovem, seja nas condições de trabalho, no turismo, na educação, na juventude e principalmente na saúde de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90633/visualizar/