Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 04 de Agosto de 2010 às 16:13

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Tangará da Serra realizou na semana passada várias atividades – como palestras, orientações, triagem médica para solicitação de exames e vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos e grupos prioritários, contra a Hepatite B – em comemoração a ´Semana de Combate às Hepatites Virais´.

Nesta ação, segundo a coordenadora da campanha e coordenadora da vigilância epidemiológica, Loidjane Lopes Marques, foram realizados até a última sexta-feira 471 exames, sendo 296 de hepatite B e 175 exames de hepatite C. “Entre os exames de hepatite B, nove deram positivos, o que corresponde a 3% dos exames realizados”, comenta, ressaltando ainda que em virtude do aumento da procura pelo exame nos últimos dias da campanha foi prorrogada até a tarde de ontem.

A responsável informou ainda que as pessoas cujo exame deram positivos serão convocadas pelo CTA/SAE para realizarem nova coleta de sangue, a ser encaminhada para o MT Laboratório em Cuiabá para confirmação. “Apesar da campanha ter se encerrado, o CTA/SAE, localizado anexo ao Posto Central, continua o atendimento de pessoas com suspeita de doenças sexualmente transmissíveis. Neste setor existe uma equipe especializada com médico infectologista, enfermeira, nutricionista, psicóloga, farmacêutica e técnica de enfermagem para realizar diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes”.

HEPATITE - A hepatite é uma doença que se caracteriza pelo ataque às células do fígado, que causam inflamação no órgão. Ela pode ser causada por infecções por bactérias ou vírus, pelo abuso de álcool, sexo desprotegido, drogas e doenças autoimunes ou hereditárias. Nos casos da doença causados pelos tipos B, C e D do vírus, a infecção pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. As hepatites virais, dos tipos mais comuns (A, B e C),  podem ser agudas ou crônicas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90579/visualizar/