Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Sábado - 21 de Agosto de 2010 às 13:08

    Imprimir


O governador Silval Barbosa confirmou para esta segunda-feira (23) às 11hs a reunião solicitada pela Agecopa para discutir uma série de ações a serem deflagradas para agilizar a reforma do aeroporto Marechal Rondon. Acompanhados das principais lideranças do trade turístico e do fórum empresarial, os diretores da Agecopa vão expor todas as razões para que o governo intervenha junto ao Ministério da Defesa (ao qual está vinculada a Infraero) ou mesmo à Presidência da República para a solução do impasse.

O governador Silval Barbosa antecipou, durante recente entrevista ao Programa Resumo do Dia, que vai liderar uma caravana a Brasília com dirigentes da Agecopa, empresários e os parlamentares da bancada federal. O atraso na licitação das obras por parte da Infraero está causando preocupação tanto na Agecopa (agência responsável pelas obras) como no trade turístico. “Já falei com nossa bancada federal. O trade está certo e a preocupação da Agecopa também é nossa. Não podemos mais permitir que as obras sejam proteladas. Vamos conversar até com o presidente Lula. O que não podemos é ficar protelando estas obras tão importantes”, declarou Silval.

O governador disse que se a Infraero não fizer logo a licitação, iniciando as obras, o Estado vai pedir para que os convênios venham para o Estado executar as obras. “Não faz sentido o Estado executar todas as obras previstas para a Copa se não ampliarmos o aeroporto, que é o portão de entrada dos visitantes e especialmente dos turistas estrangeiros”, justificou Silval. Ele lembrou que existem R$ 85 milhões no orçamento para a ampliação do aeroporto, aguardando apenas a iniciativa da Infraero.

Copa sob risco

O diretor de Infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima, disse que a demora na licitação das obras de ampliação do aeroporto pode inviabilizar a candidatura de Cuiabá como sede da Copa das Confederações, em 2013 e comprometer a própria realização da Copa 2014.

Para Carlos Brito, a situação é realmente preocupante e grave, podendo gerar grandes prejuízos econômicos e sociais a Mato Grosso caso os prazos da FIFA não sejam cumpridos. Ele defendeu uma ampla mobilização de todos os segmentos da sociedade, liderada pelo governador, considerando o relevante interesse público que representa a proteção de Cuiabá como cidade-sede do Mundial da FIFA, dos municípios turísticos e do próprio Estado de Mato Grosso.

O alerta foi feito pela diretoria da Agecopa em recente reunião com representantes do Fórum Empresarial e do Fórum Turístico, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na ocasião, as entidades da sociedade civil organizada, sindicatos, associações e federações ligadas ao segmento turístico, comércio, indústria e prestação de serviços, reafirmaram suas preocupações, agravadas com as informações imprecisas da Infraero quanto ao problema.

Para o diretor de Relações Interinstitucionais da Agecopa, Agripino Bonilha, a questão aeroportuária precisa urgentemente ser priorizada pelo governo federal, uma vez que não existe sequer o projeto básico necessário para licitação das obras, o que pode comprometer os prazos já exíguos para a preparação de Cuiabá como cidade sede da Copa.

Os representantes da Agecopa consideram que o Governo de Mato Grosso através da Agência, está fazendo a sua parte dentro da Matriz de Responsabilidades para a construção da Arena, dos dois Centros de Treinamento, Fan Parks, obras de mobilidade urbana, segurança pública e outras ações. No entanto, o aeroporto é imprescindível para a realização da Copa e a Infraero não pode colocar em risco todos estes esforços, lembram os diretores da Agência.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89794/visualizar/