Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 09:00
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


A deputada federal Thelma de Oliveira tem mais ausência – embora justificada – entre os membros da bancada de MT
A deputada federal Thelma de Oliveira tem mais ausência – embora justificada – entre os membros da bancada de MT

Os oito deputados federais de Mato Grosso são candidatos nesta eleição. Sete buscam a reeleição, enquanto Carlos Abicalil (PT) busca uma vaga no Senado. Reflexo disso é que os parlamentares ficam mais tempo em Mato Grosso e, consequentemente, faltam às sessões plenárias do Congresso.

Levantamento feito pelo Diário mostra que a deputada Thelma de Oliveira (PSDB) é a parlamentar do Estado que mais teve ausência nesse segundo semestre, tendo faltado a 59,3% das sessões.

Do dia primeiro de junho ao dia 18 de agosto foram realizadas 32 sessões em 21 dias, entre ordinárias e extraordinárias. Thelma teve 12 presenças, 19 ausências justificadas e uma ausência sem justificativa.

Duas dessas ausências foram explicadas como “atendimento obrigatório ao partido político”. Não constam os motivos das outras faltas, apesar de estarem marcadas como justificadas.

Desde o início dessa legislatura, em 2007, nas 312 sessões deliberativas, Thelma é apontada com 72 faltas, sendo 67 justificadas. Isso significa que enquanto desde 2007 ela faltou a 23,07% das sessões, apenas nesse segundo semestre ela tem um índice de ausências de 59,3%.

A situação é parecida com os outros parlamentares. Abicalil, que este ano busca uma vaga ao Senado, tem 15 faltas nessas 32 sessões realizadas no segundo semestre, sendo 13 justificadas. Enquanto isso, desde o começo do mandato, Abicalil teve apenas 11,41% de faltas, a maioria justificadas.

O levantamento foi feito com base nas datas de 1º de junho ao dia 18 de agosto, último dia de sessão registrada no site da Câmara Federal.

A campanha começou oficialmente no dia 6 de julho. Mas desde o começo do ano os candidatos faziam a chamada “pré-campanha”. Desde esse período os deputados intensificam a viagens pelos estados em suas bases eleitorais, por isso o número maior de faltas nesse período.

Carlos Bezerra (PMDB) faltou a 31,25% das sessões neste semestre, em proporção, porém desde o início do mandato faltou a 12,9%. Valtenir Pereira (PSB) também está no mesmo caso, com índice de 21,8% de faltas de junho a agosto, e apenas 7,6% antes.

Homero Pereira (PR) é o único que obedece a proporção contrária, no último semestre teve apenas quatro faltas justificadas, representando um índice de 12,5% nesse período; menor do que o índice de todas as faltas que teve desde 2007, de 18,4%.

Eliene Lima (PP) apresentou um baixo índice de faltas no trabalho, apenas 11 em todo o mandato até agora, entretanto, nove delas foram cometidas neste semestre. O parlamentar está desde o início de julho com o filho hospitalizado.

Pedro Henry (PP) estava de licença no período analisado. Participou apenas das últimas duas sessões. Wellington Fagundes (PR) também está de licença desde maio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86935/visualizar/