Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Sábado - 09 de Outubro de 2010 às 07:31
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


Assim como na disputa à Assembleia, uma mulher “amargou” a lanterna na votação para os candidatos a deputado federal de Mato Grosso. Com apenas 13 votos, a candidata Izabel Melo (PSB), de Várzea Grande, foi quem menos recebeu o apoio dos eleitores na tentativa de conquistar uma das oito cadeiras da Câmara dos Deputados.

Do total de 96 candidatos ao cargo, foram 25 mulheres na disputa. Entre elas, quatro alcançaram votação expressiva, mas nenhuma se elegeu. A legislação determina que as coligações tenham pelo menos 30% de candidatas do sexo feminino na disputa eleitoral e, para atingir esse índice, alguns partidos utilizam uma espécie de concorrente “laranja”, apenas com o intuito de cumprir a cota.

Na lista dos menos votados à Câmara, Izabel é seguida por Eliezer Moreira (PTB), com 16 votos, e Ronaldo Muniz (PCdoB), que obteve o apoio de 32 eleitores. Para escolha dos deputados federais que vão representar a população do Estado pelos próximos quatro anos, o eleitorado apostou em nomes conhecidos.

Entre os eleitos, apenas três não desfrutavam de mandato na Câmara. São eles o deputado estadual Ságuas Moraes (PT), o ex-governador Júlio Campos (DEM) e o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (DEM). O maior número de votos do eleitorado mato-grossense foi para o deputado federal Wellington Fagundes (PR) que, com isso, conquistou seu sexto mandato.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84325/visualizar/