Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições Brasil 2012
Terça - 02 de Novembro de 2010 às 07:00

    Imprimir


A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) conseguiu superar a votação do presidente Lula no segundo turno em 2006 em apenas um Estado: o Rio Grande do Sul. Dilma teve 49% dos votos válidos gaúchos e Lula, 44%.

A petista, que é mineira mas construiu sua carreira política no Rio Grande do Sul, recebeu 306 mil votos a mais que Lula no Estado. O PT, no entanto, perdeu a votação para presidente no Estado nas duas ocasiões.

Para o coordenador da campanha dela no Rio Grande do Sul, Ary Vannazi, a diferença de 1,8% entre Dilma e José Serra (PSDB) no Estado é quase "empate técnico".

Ele vê uma "ascensão" do PT no Estado e a atribui, entre outros fatores, à ligação de Dilma com o Rio Grande do Sul, à eleição do petista Tarso Genro para o governo gaúcho e ao peso das ações do governo federal na região.

Em números absolutos, Dilma teve mais votos que Lula em outros sete Estados: AP, MA, MT, MS, PE, RR e SC. Proporcionalmente, porém, sua votação foi menor que a do atual presidente.

Em 2006, Lula recebeu 58,2 milhões de votos (60,8% dos votos válidos). Neste ano, Dilma teve 55,7 milhões de votos (56% dos válidos). A maior queda proporcional ocorreu no Acre, governado pelo PT há 12 anos: 36%.

Serra venceu Dilma em todos os municípios do Estado, exceto em Feijó. Curiosamente, é um dos únicos dois municípios acrianos governados por tucanos.

No Rio, houve a maior queda absoluta: foram 598 mil votos a menos. Dilma caiu nove pontos percentuais em relação aos votos conquistados por Lula no Estado em 2006 --de 69% para 60%.

Nos Estados do Nordeste, mesmo sem ter superado a votação de Lula, Dilma ampliou a vantagem petista em pequenos municípios.

Na Bahia, governada pelo PT desde 2006, a ex-ministra teve proporcionalmente mais votos que Lula em 104 dos 417 municípios. A maior diferença ocorreu na cidade de Milagres, onde Dilma teve 83,9% e Lula, 53,2%.

Em Pernambuco, terra natal de Lula, a ex-ministra teve 196 mil votos a mais que o presidente na sua reeleição e venceu em todas as cidades. Proporcionalmente, porém, ele foi melhor: obteve 78% dos votos no Estado em 2006 e ela, 75%.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/82173/visualizar/